Quando falamos de inovação, sempre me vem à mente a necessidade de um esclarecimento: Qual a diferença entre inovação e criatividade? – Aprendi, com um grande mestre da FGV, que inovação é a criatividade que vira nota fiscal. Criatividade é importante. Criatividade com aplicação prática, capaz de mudar a vida das pessoas, melhor ainda. 

Nos últimos meses, passamos por um ciclo de grande ociosidade na indústria, devido aos efeitos econômicos gerados pela pandemia da COVID-19, mas com a retomada das atividades econômicas, voltamos à situação pré-pandemia (veja gráfico abaixo), com a capacidade industrial acima dos 80%.

 

Nesta nova condição, os colaboradores das indústrias têm pouco tempo disponível para poder refletir sobre inovações e melhorias de seus processos, por estarem afundados em problemas do dia-a-dia, altas demandas, quadro reduzido de colaboradores, etc.

Indicadores Industriais – UCI – Utilização da capacidade instalada – Brasil – Veículos automotores – Percentual médio (fonte – indicadores CNI). 

inovação tecnológica

Um grande exemplo que vemos com frequência, ocorre na área de PCP (Planejamento e Controle de Produção), onde ainda observamos métodos ultrapassados, como paredes de programação com post-its ou planilhas digitais, para a programação de produção.

 

A programação inicial chega a ser algo relativamente simples, para um profissional experiente com este processo e familiarizado com os recursos fabris e os produtos. Por outro lado, ao adicionarmos variáveis com reprogramações por pedidos urgentes, paradas não previstas de equipamentos, quebra de fornecimento de matéria-prima etc, temos um grande desafio que consumirá horas e horas do programador e sua equipe, em atividades estritamente operacionais.

Mesmo considerando o uso de planilhas eletrônicas, macros e tudo mais que estas ferramentas proporcionam, corremos um grande risco de erros, devido ao processo extremamente manual. Em uma pesquisa realizada pela Forbes em setembro de 2014, confirmou-se que 88% das planilhas digitais apresentam problemas com as fórmulas utilizadas (mesmo com uma revisão aprofundada). Por isso, como confiar as operações da sua empresa a esses meios tão arcaicos e que atrasam o desenvolvimento pleno da companhia?

Pensando nesse cenário que a gigante Francesa Dassault Systèmes desenvolveu um software 100% focado no sistema APS (Advanced Planning System, em tradução livre Sistema de Planejamento Avançado. Trata-se de um software cujo objetivo é realizar o planejamento e a programação dos fluxos produtivos, de forma otimizada e assertiva), o DELMIA Ortems.

A solução DELMIA Ortems é uma ferramenta projetada, especificamente, para o planejamento de produção. Trata-se de um software que passa por aperfeiçoamento continuo, justamente por ser aplicável a praticamente todo o tipo de indústria. Ambientes simples ou de alta complexidade de restrições, podem ser reproduzidas no sistema e, a partir daí, seus algoritmos, seguindo as premissas da equipe do PCP, farão todo o resto. Graças a funcionalidade de simulação de cenários, inevitáveis reprogramações de produção, devido a pedidos urgentes, paradas imprevistas de equipamentos, quebra de fornecimento de matéria prima, etc, deixam de ser uma dor de cabeça e um alto consumidor de tempo da equipe. 

Reduzindo o tempo despendido com atividades operacionais de baixo valor agregado, como as reprogramações, a equipe de PCP passa ter condições de realizar análises estratégias do negócio, pensar em inovações e colaborar, ainda mais, para a eficiência e eficácia operacional.

Para saber mais sobre nosso portfólio e como adquirir nossas soluções inovadoras, entre em contato conosco e agende sua apresentação.

Sobre o DELMIA:

O DELMIA, uma parte importante da Plataforma 3DEXPERIENCE, é a conexão entre os dois mundos: virtual e real. Quando falamos de ambientes de manufatura ou o que popularmente chamamos de fábrica virtual. 

×