Para que possamos materializar algum modelo 3D ou algum produto, processo conhecido como manufatura aditiva, seja ele para o mundo industrial ou design de objetos, são utilizados softwares que são responsáveis para que os equipamentos de impressão consigam interpretar o conteúdo que desejamos imprimir. Esses softwares realizam a conversão de um modelo CAD para uma linguagem chamada GCODE, ou seja, realiza o fatiamento de todo o desenho em camadas e define quais as coordenadas que o equipamento tem que seguir no momento da impressão. 

Modelo 3D: Para começarmos, um arquivo digital da peça é gerado em um software de modelamento 3D. Softwares como o CATIA, SOLIDWORKS e DraftSight são muito utilizados para esta etapa do processo. 

 

software impressao 3d

Fatiamento: Após a modelagem, o arquivo é enviando para o software de impressão 3D (fatiador) para ser transformado na linguagem GCODE. No momento do fatiamento podemos definir os parâmetros de impressão como: altura de camada, estrutura interna, tipo de material, posição de impressão. Após a conversão, o arquivo é enviado para a impressora.

Impressão: Etapa que a impressora 3D começa finalmente a funcionar. A fabricação do objeto é feita de acordo com as coordenadas exatas pré-definidas no fatiador 3D.

 

software impressao 3d

GrabCAD

O software GrabCAD Print simplifica todo o processo de impressão 3D, ao permitir que qualquer pessoa, com um pequeno treinamento, possa manuseá-lo. Abaixo, lista de equipamentos compatíveis com o software:

software impressao 3d

O GrabCAD prepara modelos para impressão 3D por meio de orientação, otimização e geração de material de suporte; imprime os formatos de arquivo STL, VRML e CAD 3D nativo (Creo, SOLIDWORKS, NX, CATIA, Inventor, OBJ) diretamente e repara problemas de malha de triângulo do modelo digital (auto intersecções, faces abertas e normal invertido); notifica em tempo real quando sua impressão for concluída ou quando ocorrerem erros por meio de notificações por e-mail; otimize o modelo em diferentes seções modificando a sua estrutura e peso.

Recursos como relatórios detalhados e monitoramento remoto ajudam a gerenciar facilmente seus trabalhos de impressão fora do escritório. Combinado com a capacidade de compartilhar com segurança e restrições pré-definidas projetos perfeitamente entre usuários, tudo isso se soma a um fluxo de trabalho mais simplificado e eficiente. 

O GrabCAD foi desenvolvido para os perfis de usuários iniciante e intermediário. Um usuário que está focado em ter a peça impressa, com qualidade aceitável, na primeira tentativa. Este software possui uma inteligência embarcada, provinda da experiência de décadas da Stratasys no mercado de manufatura aditiva, tendo isso o seu fundador, o responsável pelo registro da patente do FDM, no final da década de 1980.

Esta inteligência permite que o usuário consiga extrair o melhor da sua impressora, sem precisar ter profundo conhecimento das variàveis que afetam a impressão (velocidade de deposição, estrutura de base, temperatura ideal para cada material, etc).

O software Insight prepara o modelo digital CAD para ser fabricado nas impressoras F370, F770, Fortus 450 e F900 fatiando e gerando automaticamente estruturas de suporte e caminhos de extrusão de material. Para ter o máximo de controle, os usuários podem editar manualmente os parâmetros que determinam a aparência, a resistência e a precisão das peças, bem como a velocidade e o uso do material do processo FDM. O Insight trabalha com arquivos STL padrão, amplamente compatível com diversos CAD’s, visto que estes possuem funções de exportação para este formato; o Insight permite que você o a orientação de construção para máxima resistência e acabamento de superfície; personalize os suportes para uma remoção rápida e fácil e o melhor uso dos materiais; o programa faz uma pausa na construção por qualquer motivo, como para incorporar hardware ou circuitos; manipula os caminhos da ferramenta para um controle avançado sobre as propriedades da peça.

Incluído no Insight está o Control Center. O software se comunica com as estações de trabalho dos usuários, para gerenciar e monitorar o status da produção. As equipes de projeto, engenharia e manufatura conseguem conectar-se e compartilhar seus projetos obtendo eficiência e o rendimento.

O software Insight foi desenvolvido para usuários de perfis intermediário e especialistas. O software permite controles em praticamente todas as variáveis que atuam no resultado da impressão. Sendo assim, o software ideal para peças com geometrias críticas e que se utilizam de materiais de alta performance.

×