No artigo de hoje, “Como ter um modelo de elemento finito no CATIA V5”, falaremos um pouco sobre o módulo de análise estrutural do CATIA V5 (GENERATIVE STRUCTURAL ANALYSIS), e nele abordaremos especificamente os tipos de elementos usados e algumas de suas principais características dentro de uma análise por elementos finitos.

Quando abordamos este tema dentro do software, devemos nos lembrar que em primeira instância, uma análise criteriosa deve ser feita no que diz respeito a observação do modelo CAD.

Precisaremos observar detalhadamente vários aspectos geométricos do modelo CAD, para percebermos sua topologia e assim presumir qual tipo de elemento iremos propor para aquela referida análise. Dizemos isto pois existe uma técnica (que mencionaremos por aqui superficialmente) que reza que nesta observação devemos conseguir enxergar a proporcionalidade dimensional entre os 3 eixos principais (X, Y e Z) presentes na peça. E então, a partir desta observação decidiremos se o elemento escolhido será o 1D (BEAM ELEMENT), o 2D (SURFACE ELEMENT) ou o 3D (SOLID ELEMENT).

Para utilizarmos o elemento 3D do CATIA (OCTREE TETRAHEDRON), precisamos ter uma geometria sólida maciça, e o primordial: ter um parâmetro de material aplicado. Com estes fatores presentes já conseguimos acessar o módulo GENERATIVE STRUCTURAL ANALYSIS com eficiência, pois o INPUT básico/mínimo já estará garantido.

OBS: o corpo da peça (PART BODY) deve estar ativado (DEFINE IN WORK OBJECT) para que tudo funcione de maneira correta e sem erros.

elemento finito no CATIA V5 - 1
elemento finito no CATIA V5 - 2

Para utilizarmos o elemento 2D do CATIA (OCTREE TRIANGLE), precisamos ter uma geometria do tipo superfície, e o primordial: ter um parâmetro de material aplicado, e ainda ajustar no CATIA a opção EXTERNAL VIEW, opção esta que define para o software qual é a superfície ativa de trabalho, ou seja, aquela que receberá a malha e consequentemente toda a análise.

elemento finito no CATIA V5 - 4

Para utilizarmos o elemento 1D do CATIA (BEAM ELEMENT), precisamos ter uma geometria do tipo WIREFRAME, e o primordial: ter um parâmetro de material aplicado.

elemento finito no CATIA V5 - 6

Desta maneira, enxergamos no módulo de elemento finito do CATIA V5, uma poderosa solução para PRÉ – ANÁLISE, que permite aos projetistas uma observação detalhada e antecipada das tensões distribuídas e demais particularidades que ocorrerão nos modelos matemáticos. Isto acaba sendo de grande importância pois as iterações com os times de analistas estruturais / engenheiros calculistas se tornarão menos frequentes e quando ocorrerem, serão mais rápidas, pois o modelo já terá sido concebido muito próximo de seu ideal.

Gostaria de saber mais a respeito ou até mesmo participar de um de nossos treinamentos?

Entre em contato, será um prazer atendê-lo.

Visite nosso site https://lwtsistemas.com.br/treinamentos-catia-e-manufatura-aditiva/ e acompanhe nossa agenda, sempre com a programação oferecida de treinamentos e cursos atualizada.

Devido às restrições sanitárias, impostas pela pandemia do COVID-19, nossos treinamentos estão sendo realizados na modalidade EAD – Ensino à Distância.

O formato utilizado é o ONLINE (ao vivo – sem gravações prévias), ou seja, a interação professor/aluno está mantida, justamente para que a dinâmica do aprendizado seja a mais próxima do formato presencial.

Quer conhecer mais sobre esta poderosa ferramenta? Converse com a equipe técnica da LWT Sistemas, teremos o maior prazer em apresentar as soluções disponíveis hoje no mercado e poder participar do seu sucesso profissional de sua empresa.

×