DDM – Qual seu significado?

Para entendermos o que é DDM no mundo da manufatura, precisamos entender o princípio de manufatura aditiva;

Manufatura aditiva é a nomenclatura geral usada para definir o processo de criação de um objeto de forma aditiva, e que ficou popularmente conhecido como impressão 3D pelos métodos similares de criação.

O termo Manufatura Aditiva representa um grupo de tecnologias de fabricação, que são capazes de criar objetos físicos, a partir de um modelo digital. Como característica comum, o conceito do processo é adicionar camadas de material, uma sob a outra, até formar o produto final.

A Tecnologia mais comum e mais conhecida entre os entusiastas de tecnologia é a FDM “Fused Deposition Modeling”, para ser mais preciso: “Fused Filament Fabrication” ou FFF, que foi o novo nome que o projeto reprap, responsável pela popularização da Impressão 3D com a queda da vigência da patente da Stratasys, deu para o método. Isso foi feito para evitar problemas legais, pois o nome “FDM” é registrado pelo Scott Crump, inventor da modelagem por deposição fundida e co-fundador da Stratasys, Ltd. 

A sigla para descrever o processo de modelagem por deposição de fundido e um filamento termoplástico é a matéria prima utilizada neste tipo de tecnologia.

Uma pergunta frequentemente feita é: O que é DDM, “Direct Digital Manufacturing”, em português, Manufatura Digital Direta, e como as tecnologias de manufatura aditiva, principalmente a de FDM, tem a ver com tudo isso? 

Como o nome indica, DDM é um processo que utiliza tecnologias de fabricação aditivas, tal como FDM, para a fabricação de peças “Direta”, em outras palavras, DDM produz componentes finais através das tecnologias de manufatura aditiva.

Então, por que não usar manufatura aditiva como um termo genérico? A DDM é um termo que apoia a Society of Manufacturing Engineers (SME – Sociedade dos Engenheiros Manufatureiros), que endossou DDM como o nome preferencial para essa abordagem de manufatura única.

O conceito ainda está amadurecendo, levando ainda há algumas discordâncias quanto ao escopo da DDM e como defini-la. No entanto a Stratasys define DDM como um processo que é usado para executar uma das três funções seguintes de fabricação:

Fabricação de bens de uso final

Produção de itens de uso final que são utilizados pelo fabricante – DDM

Criação de ferramentaria para moldagem, fundição ou formação de produtor. 

DDM

A DDM deve ser vista como uma alternativa aos métodos de fabricação tradicionais, em vez de uma tecnologia de substituição. Não é a solução mágica para todos os males do chão de fábrica. Em vez disso, a DDM é uma alternativa que deve ser considerada quando as limitações e restrições de métodos de fabricação existentes impactam a capacidade de fabricar um produto desejado de forma prática, eficiente ou acessível,

CONCEITOS PRINCIPAIS do DDM

  1. DDM remove restrições impostas pelo processo de fabricação tradicional.
  2. O tempo de lançamento do produto no mercado não é mais limitado pelo tempo de espera da ferramentaria.
  3. Revisões de produtos não são mais limitados por níveis de estoque, despesas com novas ferramentarias ou tempo de retrabalho com ferramentaria.
  4. Os cronogramas de produção não são mais vinculados a previsões de vendas imprecisas ou pedidos com quantidades economicamente restritos.
  5. A DDM muda os princípios básicos que foram fortemente mantidos por década.

A DDM é um processo que permite às empresas inovarem o design de produtos, modelos de negócio e processos de fabricação. Ela permite que os engenheiros otimizem o design e maximizem o desempenho.

A DDM pode acelerar o lançamento de produtos enquanto elimina custos ferramentais e o tempo de espera para a produção de ferramentas. Também livra os fabricantes das limitações dos processos convencionais, o que permite liberdade para fazer o design de itens complexos e para alterar o design a qualquer momento.

Ainda, como em todos os processos, existem algumas limitações. Para as oportunidades da DDM, busque aplicações em produções de baixo volume que podem ser ajustadas para acomodar as limitações em qualidade e materiais.

Para a próxima revolução industrial acontecer, melhorias e avanços são necessários nas áreas como tecnologia, equipamentos, materiais e ciência. Nos próximos dias, meses e anos, esses avanços serão realizados. Quando isso acontecer, a DDM vai se tornar predominante em mais empresas e em mais produtos.

A cada dia aparece algo novo, mantenha-se e conte conosco para te manter atualizado!

Veja também:

×