Fonte única da verdade – 3DEXPERIENCE

Implementar uma solução de Fonte Única da Verdade consiste, basicamente, em centralizar dados que são provenientes de múltiplas fontes, considerando a segurança da informação, agilidade de acesso/busca e uma organização inteligente.

Este desafio, inicialmente técnico, passa para um nível muito maior, quando falamos de questões culturais.

Integrar e trabalhar de forma colaborativa faz com que não tenhamos mais silos de dados e silos organizacionais e, em muitas empresas, isto pode ser um grande problema.

Principalmente quando as equipes desta corporação se relacionam de forma afastada e até competitiva, ao invés de colaborativa.

Por outro lado, ao implementar a cultura de Fonte Única da Verdade, apoiada por uma solução tecnológica que permita conectar aplicativos, sistemas e equipes de uma corporação, estaremos provocando uma mudança de mentalidade para compartilhamento e integração, onde só temos ganhos.

Entre os principais ganhos com esta mudança de mentalidade e cultura, podemos citar:

  • Unificação das ações e Estratégias

Nesta condição, todos estão na “mesma página” quando falamos de questões que nos motivaram a desenvolver determinado produto e de determinada forma, por exemplo.

Antes de fazer alguma alteração, sempre é possível consultar os impactados de forma rápida e dinâmica, reduzindo reuniões formais e agilizando o processo de tomada de decisão.

  • Eliminação de Entradas duplicadas

Dados duplicados e controles paralelos são um grande problema em áreas como Engenharia, por exemplo.

Certa vez, um engenheiro me disse que arquivos de CAD se multiplicam na engenharia, de forma tão descontrolada quanto Gremlins na chuva (coisas dos anos 80).

O grande risco do descontrole de arquivos e trabalhar em silos é que, por erro de versões, por exemplo, um comprador venha a encomendar um molde que pode custar algumas dezenas de milhares de reais e este não ser do produto mais atual, que está só na engenharia, por exemplo.

Pior ainda, e se adquirir peças injetadas neste molde desatualizado!

  • Aumento de Produtividade

A forma de trabalho onde os dados ficam todos centralizados, reduz em muito o tempo de busca por informações.

Os dados que vão para a Fonte Única da Verdade recebem “tags” que ajudam a buscar o relacionamento entre as informações, por quem o objeto foi criado, quando foi criado, do que se trata, etc

  • Proteção de Propriedade Intelectual

Uma vez que os dados estão armazenados no banco de dados e não como arquivos “órfãos” da pasta “meus documentos” de um determinado colaborador, passamos a ter condições de controlar acessos, rastrear acessos, controlar modificações, versões, congelamentos, liberação para manufatura, etc.

  • Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem, combinado com a independência de tipo de dispositivo (celular, tablet ou computador) ajuda a reduzir custos com a área de infraestrutura de T.I., ao transferir a responsabilidade de manter os serviços em 24/7 para o fornecedor contratado, que já detém o Know-How e equipe especializada para isto, liberando a corporação para se concentrar em seu core business.

Enfim, mais que uma inovação tecnologia, a fonte única da verdade é uma realidade que veio para ficar e está totalmente alinhada ao perfil colaborativo e integrado que as corporações estão buscando.

Para maiores informações sobre gerenciamento de documentos, visite nosso site www.lwtsistemas.com.br ou agende uma visita técnica/comercial (11) 3232-0532

×