Conheça o maior caminhão elétrico do mundo

Constantemente, carros elétricos são atualizados para otimização e para que se tornem mais eficientes.

Apesar dos “carros elétricos” serem sempre o centro das atenções quando falamos em automotivos sustentáveis, agora teremos um bom motivo para a olhar para outros modelos de veículos.

Estamos falando do eDumper, o maior caminhão elétrico do mundo e que não gasta energia para recarregar.

Caminhão Elétrico

A grande diferença entre os carros elétricos e os caminhões elétricos é a dificuldade para se fabricar um caminhão elétrico.

Explicando melhor, os motores saem com um custo muito elevado e as enormes baterias roubam espaços preciosos de carga.

Conheça o maior caminhão elétrico do mundo 1

Entretanto, alguns engenheiros suíços resolveram enfrentar essa dificuldade e provar que os caminhões também podem ser elétricos.

O resultado, dessa grande inovação dentro da indústria automotiva sustentável, foi o maior caminhão elétrico do mundo já produzido.

Com a absurda capacidade de carregar 65 toneladas de carga útil e pesando 58 toneladas completamente vazio.

O poder da energia regenerativa

Cada bateria do eBumper pesa cerca de 4,5 toneladas o que equivale a 4 carros de passeio.

A grande notícia é que o eBumper não precisará parar para poder recarregar.

O veículo recarrega suas baterias durante uma descida totalmente carregado com a frenagem, isso já será o suficiente para a recarga de bateria.

Logo essa grande invenção dos engenheiros suíços será um veículo com consumo zero de energia.

A grande sustentabilidade está na quantidade de Diesel que será evitado nos próximos anos quando esse caminhão for colocado efetivamente para funcionar nas mãos das transportadoras.

O caminhão deverá transportar até 300.000 toneladas de rocha nos próximos 10 anos, economizando 500.000 litros de diesel e evitando lançar 1.300 toneladas de CO2 na atmosfera.

Conheça o maior caminhão elétrico do mundo 2

O projeto do caminhão elétrico foi coordenado por engenheiros da Universidade de Berna e do laboratório EMPA. A construção ficou a cargo de um grupo de sete empresas suíças, que partiram do chassi de um caminhão Komatsu HD 605-7.

O mundo aguarda com ansiedade que veículos com reduzido consumo de energia passem a ser comercializados o mais breve possível, pois serão de grande benefício ao planeta.

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