Consultoria de implementação - Manufatura Aditiva

O termo de consultoria vem sendo muito utilizado nos últimos tempos. Ela veio do Latim, e também pode ser considerada como “receber um conselho de”. Pensando exatamente nesse significado e como podemos sempre ajudar nossos clientes a evoluírem, a LWT Sistemas trouxe em 2020 a consultoria de implementação em manufatura aditiva. 

Nosso processo de consultoria é dividido em cinco importantes passos. Através da análise que é feita pelo nosso consultor especializado na área, conseguimos detectar qual a impressora 3D ideal que pode atender sua necessidade, quantas pessoas devem ser envolvidas no processo, qual a tecnologia ideal e como ela melhorará sua empresa e projetos. Veja nossos cinco passos: 

1 – Capacitação:

A capacitação é o processo de assimilação de conhecimentos com o fim de realizar uma atividade. O conceito capacitação significa que qualquer pessoa pode adquirir conhecimento, destreza ou habilidade, portanto, consegue fazer algo com certa utilidade para si mesmo e para os demais. Com isso, iniciamos nosso processo com a capacitação de pessoas. 

 

Treinamentos: Os treinamentos aplicados pela LWT Sistemas dá uma base para que sua empresa consiga seguir com o processo completo sem dificuldades ou empecilhos. Veja como é separado:  

Introdução a Manufatura Aditiva: abordamos a história da impressão 3D, passando por suas tecnologias e engenharias. 

Materiais: abordamos sobre os materiais e suas aplicações na indústria, quais os equipamentos compatíveis e as principais diferenças nos hardwares. 

Software: abordamos sobre o software de fatiamento GrabCad e como ele funciona em suas aplicações. 

Melhores práticas: ensinamos como pensar de uma nova forma, para otimizar o processo de impressão 3D de acordo com suas necessidades.

Workshop: manufatura aditiva e suas aplicações.

Na apresentação de aplicações da manufatura aditiva, abordamos os principais casos de sucesso em diversos segmentos. Quais os benefícios da manufatura dentro da sua empresa, ganhos e materiais utilizados. Dentre elas a aplicação que abriu as portas para a manufatura aditiva na indústria brasileira, a fabricação de dispositivos e gabaritos.  

2 – Levantamento de dados: 

Após darmos entrada no processo de capacitação, iniciamos as análises para avaliar os custos e estudos de viabilidade. Levantamento inicial se baseia no preenchimento da planilha (Filterlist), apresentada no treinamento de introdução a manufatura aditiva. Procura incentivar a implementação da cultura da impressão 3D na seleção de peças. 

3 – Modelamento 3D

Porque o modelamento 3D é tão importante?

Aprenderemos no treinamento de introdução a manufatura aditiva o porque um modelo digital é necessário para se chegar à materialização do produto por meio da impressão 3D. Com os modelos digitais conseguimos estimar o custo de fabricação e outros fatores que iram definir a viabilidade do processo. 

4 – Buscando novas oportunidades

Uma revista é muito importante, buscarmos novas oportunidades na linha de produção com um olhar mais profissional. Com novas peças iniciaremos novamente o processo > Levantamento de dados “FilterList”/Modelamento 3D/ Estudo de viabilidade e estimativa. 

5 – Análise de resultados

Com o levantamento de todas as informações, conseguimos entender a viabilidade da implementação da tecnologia de manufatura aditiva. 

  • Equipamento
  • Materiais
  • Aplicações
  • Retorno

Caso queira conhecer melhor nossa consultoria, entre em contato conosco para agendarmos uma apresentação.