Drones fazem parte do impacto no setor marítimo com indústria 4.0

Drones fazem parte do impacto no setor marítimo com indústria 4.0

Drones fazem parte do impacto no setor marítimo com indústria 4.0

Através dos novos avanços tecnológicos e recursos disponíveis por este meio com as novas ferramentas disponíveis, cada vez mais os drones vem tomando conta do setor marítimo, fazendo parte do impacto positivo que a indústria 4.0 trouxe.

Atualmente pode-se notar muito bem o agenciamento da indústria 4.0 dentro do setor marítimo, a exemplo disso a  Wilhelmsen Ships Service juntamente com a  empresa global de aeronáutica Airbus lançaram em março deste ano um projeto piloto que testa a primeira entrega mundial de drones de terra a bordo em condições portuárias em tempo real no porto de Cingapura.

Esta indústria que vem tomando conta do setor marítimo, a indústria 4.0, trata-se do aperfeiçoamento das máquinas e as novas tecnologias para automação e desenvolvimento de novas soluções para os serviços e a produção tradicionais, dentro destas novas tecnologias podemos encontrar uma infinidade de possibilidades como: Big Data, computação em nuvem, documentação eletrônica e drones.

“Algumas autoridades portuárias, que antes trabalhavam com 100% de seus processos em papel, eram muito burocráticas. Hoje, isso mudou e as rotinas foram otimizadas”, disse especialista a um portal de notícias.

Drones no setor marítimo

Alguns portos brasileiros já adotaram a pratica do PSP- Porto sem Papel, tornando diversos documentos dos portos que adotaram esta prática de papeis para documentos eletrônicos o Documento Único Virtual (DUV), o que gerou agilidade e economia.

Já o instrumento desta nova indústria utilizada pela Wilhelmsen Ships Service juntamente com a Airbus pode acelerar as entregas de navios em até seis vezes, reduzindo os custos de entrega em até 90%, ou seja, as novas tecnologias não só ajudam na funcionalidade das atividades como na economia deste mercado.

“A entrega de peças essenciais, suprimentos médicos e dinheiro para o master através do barco de lançamento, é uma parte estabelecida do nosso portfólio de serviços de manejo, que fornecemos todos os dias, em portos de todo o mundo.

A tecnologia moderna, como os sistemas de aeronaves não tripuladas, é apenas uma ferramenta nova, embora muito legal, com a qual podemos impulsionar nossa indústria para sempre e melhorar a forma como atendemos nossos clientes ”, acrescentou Johansen, vice-presidente da Wilhelmsen Ships Agency.

Veja também:

Hologramas 3D chegam a outro patamar graças brasileiros

 

Compartilhe isso: