Impressão 3D chega ao mundo da moda pelos alunos do SENAI Cetiqt
A manufatura aditiva já é utilizada tanto para a criação de roupas, artefatos e acessórios de moda, quanto no suporte à área de produção industrial
Quando se pensa em impressoras 3D, máquinas capazes de imprimir diversos tipos de produtos e materiais em três dimensões, e que na última década vêm sendo introduzidas, com impacto muito positivo, em diversos setores da indústria e da economia, raramente se imagina que elas possam ser utilizadas na indústria têxtil e da moda. Tendo como objeto as roupas, os sapatos, bolsas e acessórios que fazem o sonho de consumo de bilhões de consumidores, a moda, à primeira vista, em nada parece ter compatibilidade com a impressão 3D. Contudo, o desenvolvimento de equipamentos de última geração, aliado às tecnologias que compõem a Indústria 4.0, tem permitido utilizar as impressoras 3D em novas funções e especialidades, em mais setores, com aplicações que, antes, pareciam impossíveis.
Na indústria têxtil e da moda, a manufatura aditiva já é utilizada tanto para a criação de roupas, artefatos e acessórios de moda, quanto no suporte à área de produção industrial. Nesse contexto, a Stratasys, empresa de impressão 3D, demonstra, com equipamentos como a Fortus 450mc, a F120, e a J750, que a impressão 3D é também um negócio dessa indústria.
Cadastre-se no formulário abaixo e receba acesso livre ao conteúdo