SENAI CETIQT contará com impressora full color multimateriais Stratasys J750, capaz de produzir protótipos com aspecto de produtos acabados

São Paulo, 14 de janeiro de 2019 – O SENAI CETIQT inaugurou no último dia 18 de dezembro em sua Unidade Riachuelo, no Rio de Janeiro, o Fashion Lab, um centro aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizam tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda, e a Fábrica Modelo, uma planta lean de confecção que serve como testbed para empresas e representa uma rampa rumo à Indústria 4.0.

Foi criado, no Fashion Lab, um Demo Center Stratasys, que irá receber a impressora 3D mais avançada fabricada pela empresa, a Stratasys J750, modelo full color multimateriais de tecnologia PolyJet.

“A decisão de adquirir a impressora 3D Stratasys J750 parte da necessidade de introduzir e disseminar tecnologias disruptivas de maneira acessível e incremental aos processos de criação e desenvolvimento do setor em que atuamos”, afirma Fabian Diniz, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia.

Além da impressora 3D, o Fashion Lab conta com equipamentos como cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom e impressora plotter, destinada à produção de desenhos em grandes proporções.

Diniz explica que o objetivo da concepção do Fashion Lab foi criar um espaço de experimentação, aprendizado e inclusão de soluções tecnológicas de maneira colaborativa que pudesse ser usado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção.

“Também pensamos em nortear a difusão e sistematização dos princípios e decisões estratégicas baseados nos conceitos da Indústria 4.0”, afirma Diniz.

De acordo com Diniz, a impressora 3D Stratasys J750 será a protagonista do espaço de prototipagem do Fashion Lab, sendo fundamental para a aceleração de processos de criação de produtos que hoje levam semanas ou até meses.

“Com o equipamento, esperamos oferecer para a indústria soluções diferenciadas de tecnologia. Ele também tem aplicação como instrumento para pesquisa e desenvolvimento de soluções em programações de materiais.

Além disso, irá apoiar o desenvolvimento de projetos, editais e soluções para atendimentos das empresas âncora do laboratório”, diz.

O interesse do SENAI CETIQT no modelo J750 surgiu por meio de conversas realizadas com diversos representantes de grandes empresas do País.

“Tivemos um feedback bem encorajador a respeito deste modelo. Já temos esboços de trabalhos que devem ser desenvolvidos exclusivamente nela”, conclui Diniz.

“A parceria com o SENAI CETIQT é uma excelente oportunidade de incentivo à adoção das tecnologias da indústria 4.0 e da impressão 3D, em especial, pela indústria brasileira.

A impressora 3D Stratasys J750 cria protótipos com aspecto de produtos totalmente acabados. Estas e outras funcionalidades irão permitir aos usuários do Fashion Lab desenvolver projetos mais rapidamente, com menor custo e maior precisão”, explica Anderson Soares, Territory Manager da Stratasys no Brasil.

Veja também:

Conheça o caso de sucesso da Albéa

Conheça o caso de sucesso da Autometal

×