Página de software com modelo de documentação técnica desenvolvida em 3D. Empilhadeira amarela criada pelo software com detalhes em todo corpo do programa.
21/01/2016

Documentação e Comunicação Técnica 3D

A documentação técnica de um produto é um material de fundamental importância para a experiência do cliente com o produto e com a marca. Manuais do usuário, instruções para montagem e utilização e todos os dados técnicos sobre o produto têm o objetivo de facilitar a relação com o produto. Seja para uso, revenda ou suporte, os materiais técnicos devem ser claros, precisos e intuitivos, de forma que possam garantir que o cliente tenha sucesso em seus primeiros contatos com o produto.

Além disso, uma documentação técnica eficiente pode evitar perdas ou danos do produto por erros de embalagem, que atualmente podem ser impressas em 3D como dissemos recentemente em um post sobre Design Gráfico de Embalagens ou armazenamento, montagem e utilização e pode aumentar a autonomia do usuário na solução de eventuais problemas.

Documentação empilhada separada com clips. Papéis brancos com clips preto segurando blocos de folhas em cima de mesa.

Produzir um material de comunicação técnica eficaz, objetivo e, ao mesmo tempo, completo tem sido um desafio para muitas empresas. Boa parte dos manuais de montagem e utilização e demais documentos dos produtos ainda contam se utilizam de redações técnicas, ou seja, extensos textos, traduzidos em muitos idiomas, com ilustrações pouco detalhadas de difícil compreensão pela falta de correspondência com o produto real. Dessa maneira, a experiência do usuário com este tipo de comunicação, nem sempre é positiva.

Mas esse desafio já pode ser vencido por meio das novas tecnologias. A documentação técnica 3D é uma solução tecnológica ideal para o desenvolvimento de uma comunicação técnica eficaz, detalhada e de fácil compreensão e utilização. Na perspectiva da comunicação técnica 3D é possível utilizar todos os tipos de mídia gráfica e de animação, incluindo recursos de áudio, para garantir o entendimento de todas as características de funcionamento do produto pelo usuário ou cliente. Isso significa superar definitivamente a antiga redação técnica, seus custos e sua complexidade.

Para desenvolver conteúdo técnico 3D, é necessário recuperar e trabalhar com os dados já existentes do projeto 3D, desde as etapas de criação do produto. Ora, uma vez que a comunicação técnica 3D depende dos dados tridimensionais do projeto de desenvolvimento, é possível imaginar que a documentação técnica possa acompanhar o projeto desde a concepção do produto, ou seja, em sincronia com o processo de pesquisa e desenvolvimento. Isso significa que quaisquer alterações no produto podem ser simultaneamente exportadas para os manuais e materiais de comunicação técnica, o que implica em otimização do tempo e economia de recursos.

Parceira da LWT, a RVSIS trabalha com uma ferramenta capaz de criar conteúdo de comunicação técnica 3D, redefinindo os dados tridimensionais do projeto, o que permite rápidas atualizações. Esse material pode ser apresentado em diversos meios, permitindo demonstrações detalhadas e interativas, nas quais o cliente tem domínio de todo o processo de montagem, podendo visualizar peças em 360°. A ferramenta é de fácil utilização e complementa outras ferramentas como Microsoft Office, PDF e HTML.

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532