Cada vez mais a montadora Ford vem ampliando o uso das impressoras 3D em suas operações.

E agora, inovando em sua linha de montagem com as impressoras 3D da Stratasys.

A novidade é um projeto que utiliza componentes produzidor por impressoras 3D na linha de montagem e que já  vem sendo utilizado na  fábrica da Russia.

As peças fabricadas por esse tipo de processo garantem uma maior produtividade e contribui para a segurança dos operadores nas estações de trabalho.

A inovação da Ford

No  início de Março, a Ford já havia anunciado ser a primeira montadora a testar a impressora 3D da Stratasys “Infinite Build 3D” para produzir peças automotivas  em grande escala.

Nessa etapa do processo os componentes são dedicados a aplicação em protótipos, veículos personalizados e de competição.

Capaz de imprimir peças para a indústria automotiva e praticamente em qualquer tamanho e forma, essa nova técnica de impressão 3D poderá revolucionar a fabricação de componentes de baixo volume e também de algumas ferramentas.

Ford inova em linha de montagem com impressoras 3D

A tecnologia por trás da inovação

Para que todo esse projeto seja possível, a tecnologia da Stratasys tem sido uma forte aliada para que o resultado final seja um sucesso.

Para que a criação e confecção de uma peça seja feita por esse processo existe algumas etapas

Primeiro o desenho de um modelo 3D é feito utilizando um software especial que permite criar esse arquivo.

A partir  de então, a impressora 3D pode construir a peça camada por camada em depósito plástico fundido até que o modelo seja finalizado.

Ford inova em linha de montagem com impressoras 3D 1

A impressora 3D  com sua tecnologia traz inúmeros benefícios para a indústria, mas o principal  benefício para área automotiva são as inúmeras possibilidades de uso em várias etapas dos processos de produção.

Destaque para um importante benefício para área automotiva com a utilização da impressão 3D é produção de peças mais leves para aumentar a economia do combustível.

Por exemplo, se um aerofólio for criado através da impressão 3D em vez de outro método, ele pode pesar a metade do seu equivalente em metal fundido.

é muito empolgante vermos como as montadores mais antigas estão se adaptando e inovando para o futuro.

Com certeza podemos esperar cada vez mais inovações que irão transformar o mundo que vivemos.

Veja Também:

Personalização em larga escala no setor automotivo

Entregas realizadas por drones

 

×