Tecnologia de impressão 3D FDM 1
14/06/2016

Tecnologia de impressão 3D FDM

O que é a tecnologia de impressão 3D FDM

O processo de impressão 3D conhecido como FDM, Fused Deposition Modeling, ou em português, modelagem por deposição de fundido (Neste caso o termoplástico), foi criado em 1988 por Scott Crump, fundador da Stratasys, hoje a maior empresa de impressoras 3D do mundo e detentora da patente da tecnologia de impressão 3D FDM.

Ambicionando criar um processo simples e barato que permitisse competir com as impressoras 3D de sua época, Scott Crump criou um sistema que não demandava altos custos de instalação e operação além de nenhum tipo de ventilação forçada.

Nos finais dos anos 90, Scott incorporou ao seu processo o suporte solúvel que são ligas orgânicas de plástico solúveis em água, que capacitaram ao FDM produzir peças já montadas, articuladas, ou de detalhes complexos, com fácil remoção posterior das estruturas de suporte, definindo até hoje o processo como um dos mais simples e mais poderosos em matéria de propriedades dos seus materiais.

O processo FDM é considerado o pai de muitas outras tecnologias, um excelente exemplo desta ramificação são as impressoras 3D MakerBot que utilizam o processo de impressão 3D FFF (Fused filament fabrication).

O processo de impressão 3D FDM é, sem dúvida, o processo de impressão mais popular do mundo, por aliar baixos custos com altíssima qualidade.

Como funciona a tecnologia de impressão 3D FDM

O processo de impressão tem como entrada um software que interpreta um arquivo STL gerado em um software de modelamento tridimensional, cujo conteúdo representa, matematicamente, as camadas e orientações vetoriais do modelo a ser construído.

Modelo de peça industrial automotiva criada a partir do Software Catia V6.

O software da impressora 3D irá dividir o modelo tridimensional em camadas sendo que, depende do modelo da impressora, a espessura da camada pode variar entre 0,127 mm e 0,330 mm.

Tecnologia de impressão 3D FDM

O filamento de termoplástico uma vez carregado na impressora 3D, é tracionados até um cabeçote de extrusão, onde será aquecido a altas temperaturas para atingir o seu ponto de menor viscosidade, o chamado “glass melting point”, e são então depositados camada sobre camada e, imediatamente após a sua deposição, retornam ao estado sólido formando o objeto 3D.

Tecnologia de impressão 3D FDM 3

Vantagens e aplicações da tecnologia de impressão 3D FDM

A maior vantagem deste processo é entregar uma peça de alta resistência mecânica formada pelos termoplásticos mais utilizados na área de engenharia, como o ABS, PC (Policarbonato), ASA, PC-ABS, Nylon 12, ULTEM entre outros, o que garante ao processo FDM o mais vasto campo de aplicações, desde simples protótipos para verificação visual até dispositivos complexos de auxílio à manufatura bem como peças que podem sair diretamente da impressora para sua utilização final.

Veja algumas aplicações onde o processo de impressão 3D FDM poderá ser utilizado:

  • Protótipos para a verificação de Design;
  • Protótipos Funcionais;
  • Modelos para utilização em feiras e eventos – Marketing;
  • Peças para uso finais;
  • Impressão de biomodelos;
  • Termoformagem – Vacuum Forming;
  • Fundição em Areia – Sand Casting;
  • Peças para braços de robô – End od Arm Tooling;
  • Core solúvel para utilização com materiais compostos – Soluble Core;
  • Moldes impressos para injeção de silicone – LSR Molding;
  • Moldes de Silicone – RTV Molding
  • Berços para material composto –  Fiber Layup;
  • Moldes de poliestireno – Polystyrene Molding;
  • Dispositivos e Gabaritos – Jix and Fixtures
  • Entre outros;

Impressoras 3D Stratasys que utilizam a tecnologia FDM

Lista de termoplásticos FDM

Para mais informações

Para mais informações sobre a tecnologia de impressão 3D FDM acesse o White Paper.

Contato LWT Sistemas

Conheça as impressoras 3D Stratasys e veja como elas podem ajudá-lo a reduzir seus custos e aumentar a performance de sua equipe. Agenda uma visita através do telefone (11) 3232-0532 ou se preferir utilize o nosso formulário de contato.

Veja Também

Tecnologia de impressão 3D Polyjet

Posts Relacionados

Acompanhe a LWT Sistemas

Categorias

Siga-nos no G+

Receba todas as Novidades em Primeira Mão

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532