Notícias

Usintek investe em impressão 3D para fazer ferramentas e protótipos

Usintek investe em impressão 3D para fazer ferramentas e protótipos de produtos automotivos e eletroeletrônicos

 Para atender melhor as expectativas de clientes, empresa adquire solução de impressão 3D da Stratasys, que garante mais agilidade e qualidade na produção de ferramentas finais utilizadas nas fábricas e em protótipos de novos produtos e peças

A Usintek, empresa especializada no desenvolvimento de projetos para automação industrial e usinagem de ferramentas e protótipos de pequeno e médio porte, acaba de adquirir uma impressora 3D Stratasys Fortus 450mc. O objetivo é atender às necessidades de clientes do setor industrial, especialmente automotivo e de eletroeletrônicos, que precisam de agilidade, precisão e qualidade na produção de protótipos e de ferramentas finais.

Atuante no mercado há mais de 20 anos, a Usintek é reconhecida por sua expertise na produção de ferramentas e protótipos variados, além de participar do desenvolvimento de projetos customizados de produção. Até o ano passado, utilizava processos de usinagem em metal e CIBATOOL e outros tipos de prototipagem tradicionais, mas começou a receber demandas de clientes por moldes e peças feitos com manutenção aditiva.

“Os nossos clientes começaram a pedir para antecipar as entregas, pois, em função da grande competitividade, precisam lançar produtos e inovar cada vez mais rápido. Neste processo, a prototipagem é fundamental e percebemos que era o momento de investir na tecnologia de impressão 3D”, explica Marco Antonio Bombana Júnior, diretor comercial da Usintek. Outro fator decisivo para investir nesta nova tecnologia foi o fato de permitir a produção de ferramentas e peças finais sofisticadas, que são criadas sob medida para suprir diferentes demandas fabris.

Em um primeiro momento, a Usintek comprou uma impressora 3D Stratasys Objet24, que é um dos equipamentos mais acessíveis de tecnologia PolyJet, que assegura precisão na fabricação de protótipos, moldes e ferramentas brancas, rígidas com superfícies lisas, que podem ser pintadas. “É uma excelente máquina e atendeu nossas expectativas em um primeiro momento, mas tínhamos necessidade de um equipamento mais robusto, industrial, que nos permitisse utilizar simultaneamente diferentes materiais. Foi ai que a LWT, distribuidora autorizada da Stratasys no Brasil, nos indicou o equipamento Fortus 450mc, e vimos que seria um bom investimento para atender, inclusive, a um grande pedido da indústria automotiva, que recebemos recentemente”, afirma Bombana.

Usintek investe em impressão 3D para fazer ferramentas com a Fortus 450mc

A Fortus 450mc utiliza tecnologia FDM e é uma impressora 3D projetada para manufaturar protótipos robustos que funcionam como produto final, ferramentas de fabricação de alta resistência e peças industriais construídas sob demanda. Propicia grande velocidade, desempenho, flexibilidade e precisão em uma grande diversidade de materiais, que são utilizados simultaneamente na impressão.

Segundo o diretor da Usintek, um requisito essencial à competitividade, hoje, é adotar com êxito novas tecnologias, e a opção por incluir a manufatura aditiva em seu negócio foi muito acertada. “Nós tivemos a consultoria técnica da LWT e da Stratasys para escolher a melhor solução para o nosso tipo de negócio. Investimos no futuro – um caminho que não tem volta -, aplicando em torno de R$ 1,5 milhão neste projeto, somadas as duas máquinas, e acredito que, em função da grande demanda, teremos retorno deste investimento em menos de 24 meses”, diz o diretor da Usintek.

“A Usintek é uma empresa inovadora, o que a fez perceber rapidamente o potencial da manufatura aditiva para expandir seu volume de negócios. Tenho certeza de que eles terão um bom retorno sobre este investimento, e que a impressão 3D passará a ser utilizada em larga escala pelas indústrias brasileiras em função dos benefícios que oferece em termos de rapidez, qualidade e eficiência funcional de suas aplicações”, reforça Paulo Farias, diretor geral da Stratasys no Brasil.

Usintek investe em impressão 3D para fazer ferramentas e protótipos 1

Usintek investe em impressão 3D para fazer ferramentas e protótipos
ATENDIMENTO E SUPORTE
+55 (11) 3232-0532