Futuro da impressão 3D – Como as Impressoras 3D mudarão a nossa forma de consumo

Você, sem sombra de dúvidas, já assistiu filmes antigos de ficção científica ou leu obras de autores que sonhavam com as modernidades do futuro. O mundo moderno e contemporâneo sempre foi alvo dos sonhos mais ricos provindos de mentes férteis e criativas. E você já parou para pensar no futuro da impressão 3D?

Não muito distante da realidade em que vivemos hoje, nos anos 60, por exemplo, crianças, jovens e adultos ficaram maravilhados com as peripécias vividas pela família do cartoon “Os Jetsons”. Eram carros voadores, esteiras rolantes que transportavam as pessoas de casa direto para o trabalho, e robôs que eram capazes de desempenhar quase todas as funções humanas.

Pode parecer maluquice, mas é possível afirmar que alguns destes aspectos se fazem mais presentes em nossas vidas do que podemos imaginar. Os robôs de hoje não são exatamente como aqueles observados no saudoso desenho da produtora Hanna Barbera. Eles ainda não falam, pensam ou se locomovem por si só, mas quase.

Um grande e excelente exemplo das magnitudes do universo moderno são as impressoras 3D. E olha que nem são tão atuais assim! Este produto já se encontra disponível no mercado, em suas mais variadas versões, há mais de três décadas. A diferença é que atualmente os avanços não param e sempre podemos encontrar alguma novidade nas prateleiras de lojas voltadas a tecnologias.

Impressora 3D da marca Makerbot com peça sendo impressa no centro. Continue lendo nosso post.

Importante artifício empregado no ramo da manufatura aditiva, o aparelho permite a “impressão” (criação) de inúmeros produtos, depositando camada sobre camada, empregando diversos tipos de materiais para a composição do resultado final. A máquina é capaz de lidar com materiais como resina plástica até modelagens com laser, mantendo sempre a qualidade.

Tudo isto somente é possível através da surpreendente tecnologia de impressão tridimensional, que fabrica protótipos cada vez mais avançados, com riqueza de detalhes e funcionalidade imbatível. Os objetos são projetados num computador, utilizando como base um modelo digital idealizado com o auxílio de softwares especiais de scanners 3D, capazes de criar designs 3D.

Se, por acaso, você nunca ouviu falar nas impressoras 3D, é melhor buscar se informar o quanto antes, pois se trata de uma das maiores revoluções da indústria internacional. Elas já fazem parte do dia a dia de empresas de todos os portes, pois os valores são acessíveis, além de contarem com uma relação de custo e benefício extremamente válida.

O mercado está, inegavelmente, em expansão, uma vez que as impressões 3D estão por todos os lados! Não será de se assustar quando o artefato passar a fazer parte dos eletrônicos que todos temos em casa naturalmente, tais quais aparelhos televisores, computadores ou refrigeradores. As inovações têm sido tamanhas que até mesmo nossas crianças podem aproveitar as impressoras 3D, as empregando em momentos de diversão para a confecção de seus próprios brinquedos ou obras de arte, como esculturas. É um meio de diversão moderno e inteligente!

Benefícios da Impressão 3D

Um dos maiores benefícios acarretados pelo crescimento das impressoras 3D no mercado e pela área da manufatura aditiva está relacionado aos pensamentos reelaborados acerca da política dos empregos atuais. O ramo está em constante ampliação, de modo que possibilita a geração de diversas novas vagas de trabalho.

Modelo de Impressora 3D imprimindo casa em espaço fechado. Continue lendo nosso post.

As situações de ofício são muitas e generosas em demasia: itens para construções de casas e outras obras arquitetônicas (Impressão 3D na Arquitetura e Engenharia), elementos de vestuário, calçados e decoração (Moda, Artes Plásticas e Artesanatos), elaboração de peças voltadas a automóveis e aparelhos eletroeletrônicos (Indústrias com sistemas de produção em série), entre outros.

Engana-se quem crê que somente os gigantes do comércio podem aproveitar as vantagens oferecidas pelas impressoras 3D. Elas já andam sendo empregadas até mesmo em áreas de pequenos ou micro empreendedores, como estúdios de tatuagens, por exemplo. O aparelho é capaz de gerar a imagem que será eternizada na pele de uma pessoa sem riscos ou falhas, garantindo a perfeição do trabalho final.

A realidade de qualquer pessoa poder ser auxiliada por este maquinário ao longo de seu trabalho, pois os valores desembolsados na compra de uma impressora 3D não são muito altos, sobretudo se levarmos em consideração o grandioso lucro que seu uso pode gerar para qualquer empresa. O preço de determinados modelos não chega a ultrapassar mil reais no mercado brasileiro.

Áreas que já utilizam a impressão 3D

Determinadas áreas das ciências têm se aprofundado tanto nas possibilidades oferecidas pelas impressões tridimensionais, que passaram a realizar sérios experimentos em busca de aprimoramento para todos os contextos e problemas da humanidade. Na medicina, por exemplo, já vêm sendo desenvolvidos estudos que buscam promover a criação e reprodução de ossos e órgãos do corpo humano. As próteses em 3D simbolizam um enorme passo dado rumo ao progresso, além de ser uma forma inegavelmente eficaz de salvar vidas. As pesquisas elaboradas até o presente momento nem sequer apresentaram efeitos colaterais nos indivíduos voluntários que receberam as próteses.

O contexto histórico, político e social no qual estamos inseridos na atualidade apenas colabora para com o crescimento das impressoras 3D e da manufatura aditiva. A novidade tem atraído diversos olhares de empreendedores ou sujeitos curiosos que se espantam com o vasto mundo de oportunidades que acompanha esta área em crescimento.

Por tal razão, milhares de eventos e feiras são realizados mundo afora para a apresentação deste material a maior quantidade de pessoas possível. No último mês de outubro, por exemplo, houve impressoras 3D expostas no Brasil Game Show 2015, a maior feira de jogos da América Latina e segunda maior de todo o planeta.

Portanto, não tenha dúvidas: as impressoras 3D estão revolucionando a maneira como vivemos e consumimos produtos e serviços. Os equipamentos já possuem tecnologias que nem as mentes mais brilhantes poderiam ter sonhado no passado, e as novidades devem continuar marcando forte presença no mercado mundial nos próximos anos e com certeza o futuro da impressão 3D será bem mais surpreendente do que imaginamos hoje.

Qual o futuro da Impressão 3D

Quais poderão ser os passos seguintes? Somente o futuro dirá. Contudo, já conseguimos vislumbrar um cenário onde empresas de diversos setores utilizarão a tecnologia da impressão 3D para criar produtos inovadores, com preços mais acessíveis para o consumidor e com alto padrão de qualidade.

×