A tridimensionalidade já é uma realidade na vida de quase todos os indivíduos nos dias atuais. É difícil de imaginar, e você pode se perguntar “mas como isso é possível?”, mas atualmente, é praticamente impossível de imaginar algumas atividades sendo realizadas sem o uso de aparelhos e técnicas 3D. A impressão é uma área que também vem dando grandes saltos na atualização e revolução tecnológica, pois também exerce grande influência no dia a dia e nas atividades diárias de milhares de pessoas.

Assim como temos relatado em alguns dos nossos posts aqui no blog, as impressoras 3D trouxeram e continuam trazendo um novo conceito ao mundo e sua presença está se tornando cada vez mais marcante. Uma área que parecia impossível de ser conquistada e afetada pela impressão tridimensional é a que mais está colhendo melhorias: a medicina.

Impressora 3D imprimindo protótipo de parte de corpo humano. Continue lendo nosso post!!

Vamos conferir algumas utilidades da impressão 3D na Medicina para a saúde, e tentar entender de que forma ela pode ajudar no nosso bem-estar.

Impressão 3D

A impressão com tecnologia 3D consegue criar e desenvolver objetos a partir de um processo aditivo. No lugar de tinta, outro material é introduzido, como por exemplo, gel, filamentos de metal ou plástico. A máquina processa o material, camada por camada, e no final obtemos os mais variados itens.

Atualmente, conseguimos imprimir joias em 3D, casas e apartamentos completos. A área da saúde também vem utilizando estes modelos de impressão 3D, e pílulas e medicamentos já foram impressos e testados com grande sucesso.

Colar impresso em 3D com detalhes menores na região da nuca e maiores na região do pescoço. Modelo na cor branca. Continue lendo nosso post!!

A Medicina e o Processo de Impressão 3D

Devido aos constantes avanços, os médicos estão tendo a chance de receitar medicamentos sob medida para cada paciente, atendendo às especificações de cada indivíduo com qualidade e uma atenção redobrada.

Um outro uso muito importante da impressora 3D na Medicina é na confecção de órgãos humanos para análise de cirurgias. Médicos de um hospital de Nova York, nos Estados Unidos, conseguiram salvar a vida de um bebê com o auxílio do equipamento. A criança nasceu com um problema no coração, que possuía falhas estruturais e funcionais. Como a intervenção cirúrgica seria de grande risco, os profissionais conseguiram criar uma réplica do coração da criança e avaliar de forma detalhada e precisa todos os passos da cirurgia.

Protótipo de Coração impresso em impressora 3D sendo mostrado cortado no meio. Mão feminina segurando o protótipo. Continue lendo nosso post!!
Protótipo de coração impresso em 3D usado para estudo do caso da menina de 2 anos.

A impressão de órgãos é somente uma das utilidades desse tipo de impressora. Cientistas americanos começaram a estudar o câncer através de células humanas impressas. Além disso, a criação de células tronco através do uso da impressão 3D também já foi desenvolvida por pesquisadores.

O avanço dessa tecnologia é tão grande que hoje podemos imprimir pele. Por mais estranho que pareça, alguns cientistas já imprimiram células da pele para substituir partes lesadas por queimaduras em indivíduos.

Um dos episódios mais conhecidos de implantação através da ajuda das impressoras 3D foi o do britânico Stephen Power, vítima de um acidente de moto. Durante o processo de cirurgia para restauração da simetria do rosto do paciente, a tecnologia 3D foi utilizada em diversos momentos, como para imprimir moldes e implantes de titânio e próteses.

Stephen Power com boné azul claro olhando para frente mostrando próteses impressas em 3D em todo seu rosto.
Stephen Power

A revolução da medicina acompanha de forma rápida e precisa a revolução tecnológica pela qual passamos. Se o uso consciente da tridimensionalidade for empregado, poderemos ter uma mudança significativa na nossa qualidade de vida, longevidade e no nosso dia a dia.

×