Magics -Um Telescópio com diferentes cores e texturas

Aficionados por astronomia sabem que o diâmetro e a montagem são características importantes de um telescópio, mas e a sua aparência? No momento, há uma ampla gama de opções além dos telescópios-padrão cinza ou preto. E aqueles que querem destacar sua mais nova aquisição, podem tentar conseguir um telescópio impresso em 3D com diferentes texturas e cores. Mais recentemente, o software de realce 3-maticSTL e a as impressoras de Objetos da Stratasys foram utilizados para criar uma peça demonstrativa cujos componentes vale a pena levar em consideração.

Veja o mundo através de um Telescópio com diferentes cores e texturas

Texturas de Pele de Tubarão & de Couro de Luxo

A Stratasys queria criar um telescópio que fosse uma peça demonstrativa com diferentes texturas e com as cores branca, cinza, preta e amarela. Com isso em mente, a 3-maticSTL foi usada para criar uma textura de pele de tubarão, de couro e de polígono. Para criar diferentes consistências, operações Boolean foram aplicadas entre vários arquivos STL, cada um contendo uma textura diferente.

Veja o mundo através de um Telescópio com diferentes cores e texturas 1

Designers e engenheiros geralmente imitam a natureza para melhorar as propriedades de suas próprias criações. A textura conhecida como pele de tubarão, melhora as propriedades aerodinâmicas de um objeto. De fato, a Materialise já havia aplicado esta textura antes, no nariz do primeiro carro de corrida impresso em 3D no mundo. Enquanto algumas texturas podem, portanto, ter um valor funcional, neste caso, a textura de pele de tubarão foi escolhida puramente com objetivos estéticos.

Depois de aplicar as texturas, o arquivo do telescópio foi enviado para o software Magics de preparação de dados. Com a Magics, as marcas Materialise e Stratasys foram colocadas sobre o objeto, e o arquivo foi arrumado e preparado, em seguida, para a impressão 3D.

Veja o mundo através de um Telescópio com diferentes cores e texturas 2

VeroWhite, VeroBlack e VeroYellow

As lentes do telescópio e a montagem foram impressas separadamente nas impressoras de Objetos 500 da Stratasys. Para obter cores diferentes nas lentes, três materiais foram usados: VeroYellow, VeroWhite e VeroBlack. Considerando que a tecnologia inkjet da PolyJet permite ao usuário combinar diferentes materiais, as cores VeroWhite e VeroBlack foram misturadas para se obter a cor cinza. A cor preta de pele de tubarão foi, então, aplicada em gradientes, fazendo com que a cor fosse desaparecendo gradualmente sobre a superfície do objeto. Usando a cor cinza, a montagem foi impressa em uma peça com o tripé totalmente funcionais. As lentes e a montagem foram, então, montadas e nascia o telescópio com diferentes texturas.

A Materialise apreciou a boa colaboração com a Stratasys durante todo o processo de design. Por fim, nosso software 3-maticSTL fez par com as impressoras de Objetos da Stratasys, resultou nessa peça única, com diferentes texturas e cores. Esperamos que essa peça demonstrativa sirva como fonte de inspiração para futuros designs!

×