Dica de CATIA V5 – criação de MANEQUIM

Hoje em dia muitas empresas utilizam-se do ambiente virtual disponibilizado pelos softwares para fazerem o desenvolvimento de seus produtos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Algo que chama a nossa atenção é que além das simulações que são feitas com os próprios produtos virtuais em si, também torna-se possível hoje,com a ajuda dos softwares , a simulação dos ambientes nos quais estes produtos estarão inseridos, e especificamente na nossa dica de hoje, a simulação da interação humana, junto a estes produtos, com a criação de um manequim virtual para análises de ergonomia e posicionamento.

Criando o Manequim

1.   Crie um arquivo de montagem dentro do CATIA V5, (um arquivo de montagem no CATIA V5 utiliza a extensão *.CATProduct)

2.  Acesse o Menu START e selecione ERGONOMICS DESIGN & ANALYSIS > HUMAN BUILDER

Dica de CATIA V5 – Criação de MANEQUIM 3

3.   Para criar o manequim, acesse a função INSERTS A NEW MANIKIN Dica de CATIA V5 – Criação de MANEQUIM 4 a partir da TOOLBAR MANIKIN TOOLS, ou ainda acessando pelo menu INSERT na parte superior da tela.

Dica de CATIA V5 – Criação de MANEQUIM

4.   Selecione o ROOT LEVEL na árvore (conjunto mestre no topo da árvore) e aparecerá a caixa de diálogo de criação do novo manequim. Defina dentro desta caixa de diálogo, respectivamente : o produto FATHER (que irá conter o manequim);defina o nome do manequim ex: Manikin1 / Manikin2 etc;  defina o gênero : HOMEM ou MULHER e por fim defina o PERCENTILE ( o percentile do manequim se refere diretamente ao grupo ao qual o novo manequim que está sendo criado pertencerá, levando-se em consideração sua altura e seu peso, dentro das estatísticas populacionais internacionais)

Dica de CATIA V5 – Criação de MANEQUIM 1

5.   Na segunda aba, de nome  OPTIONAL, é possível ajustar mais configurações, como:

POPULATION : AMERICANO / CANADENSE / FRANCÊS / JAPONÊS / COREANO / ALEMÃO OU CHINÊS;

Model type;

Referencial;

E por fim escolher se deseja usar a localização da bússola como referência.

Dica de CATIA V5 – Criação de MANEQUIM 2

6.   Se você já estiver trabalhando dentro de um CATProduct que contenha um manequim, selecione o manequim ou clique sobre o mesmo duas vezes para trocar de ambiente (workbench).

Veja Também outras dicas!

Dica de CATIA V5 – O “SWEEP LINE”

Dica de CATIA V5 – Engenharia reversa

Dica de CATIA V5 – A Utilização do groove

Dica de CATIA V5 – Ferramenta Multi-Pad

Dica de CATIA V5 – A Função STIFFENER

×