Você sabia que o CATIA V5 tem um ambiente inteiro dedicado ao projeto de peças que utilizam-se da tecnologia de materiais compostos?
Trata-se do workbench COMPOSITES DESIGN, que é acessível através da disciplina MECHANICAL DESIGN.
É uma solução centrada no processo, que permite aos fabricantes (de aviões a automóveis ou ainda de bens de consumo) reduzirem o tempo gasto para desenhar e projetar estas peças.
Neste ambiente podemos criar toda a inteligência necessária para o projeto e posterior manufatura das peças. O software permite que tenhamos um modelo matemático perfeitamente alimentado com todas as informações nos seus mínimos detalhes, o que garante a excelência na fabricação deste tipo de peça.
Apresentaremos 4 dicas em uma sequência lógica, o que dará ao leitor uma visão bastante objetiva de como isso tudo funciona. Então vamos lá:
A primeira etapa consiste em definirmos quais serão os materiais que estarão sendo utilizados no projeto . Uma vez definido isto , devemos importar estes materiais (suas informações) para dentro do software.
Clique em COMPOSITES PARAMETERS
A seguinte caixa aparecerá:
clique em ADD MATERIALS
Clique no botão e utilize a caixa de diálogo “File Selection” para escolher um catálogo de materiais. A caixa de diálogo MATERIALS será atualizada com uma lista dos materiais pertencentes aquele catálogo. A seta no estilo “drop-down” permite-nos filtrar os materiais por famílias. Por padrão, vem configurado como TODAS AS FAMÍLIAS. Selecione os materiais que deseja utilizar (temos que selecionar obrigatoriamente ao menos um material / múltipla seleção é possível neste caso também) e clique em OK. |
Podemos repetir este processo adicionando materiais provenientes de outros catálogos se assim o desejarmos.
A caixa de diálogo é então atualizada.
Considere que todas as colunas são redimensionáveis.
Estas colunas listam as propriedades dos materiais que são necessárias para se atualizar a peça.
|
Os parâmetros lidos acima, foram conseguidos a partir das informações dos materiais do catálogo.
Se estes parâmetros não estiverem visíveis, isso indica que o LINK para o material está QUEBRADO.
Pronto, agora que as informações acerca dos materiais já estão atualizadas e devidamente lidas pelo CATIA, poderemos passar para a etapa seguinte.