Com a assistência do software da Materialise, o Magics, a gloriosa e maior obra de Gaudí está a caminho de ser completada.A famosa e mundialmente conhecida catedral Sagrada Família, em Barcelona, tem utilizado impressão 3D desde 2001 para continuar o trabalho do grande designer Antoni Gaudí. Este arquiteto modernista não conseguiu terminar o trabalho durante sua vida, então, o consórcio da Sagrada Família precisa, ele próprio, fazer o design de muitas partes da catedral.

Pináculos Feitos Artesanalmente, Arcos Pontudos e Colunas

O próprio Gaudí percebeu a importância de ir do plano 2D para o plano 3D. Ele descobriu que modelos 2D não eram a melhor forma de fazer o design da catedral e, no lugar, começou a fazer modelos 3D de suas ideias. Infelizmente, muitos desses projetos foram destruídos durante a Guerra Civil Espanhola e os remanescentes, estão frequentemente incompletos. Consequentemente, o consórcio da Sagrada Família vem criando vários protótipos para visualizar os designs complexos e descobrir como uma nova peça pode encaixar em uma cena maior. Antes de encontrarem a Manufatura Aditiva (AM), eles faziam os modelos artesanalmente. Devido à natureza complexa do design de Gaudí, esse era um processo que consumia tempo e era caro.

O Software Certo para Grandes Desafios da Arquitetura

Com o crescimento da tecnologia de Manufatura Aditiva (AM), trabalhar com designs 2D para construir a Sagrada Família não faz mais sentido. A impressão 3D é o método ideal para representar as formas impulsivas, espinhosas e as torres retorcidas com a perfeição que elas merecem. Devido ao seu tamanho grande e sua complexidade, os arquivos de arquitetura são geralmente difíceis de lidar. A Magics vem ajudando os arquitetos a fazer arquivos STL desajeitados ficarem prontos para a produção em questão de minutos. Áreas problemáticas são visualizadas e as peças podem ser analisadas e reparadas em detalhes, para que futuros problemas com a qualidade possam ser evitados.

Para preparar os dados para impressão, o consórcio requer um pacote de software avançado com ferramentas específicas para corrigir e cortar arquivos e a Magics se adequa bem a grandes desafios da arquitetura como este. O software da Materialise vem dando suporte, até o momento, para a construção da Sagrada Família no decorrer de mais de trinta anos!

A Sagrada Família: a Magics encontra o Modernismo 1

A correção do arquivo normalmente acontece com o uso do Fix Wizard ou do ShrinkWrap features. Ambas são ferramentas automáticas, que podem ser usadas de forma combinada ou separada, dentro de um workflow eficiente. A ShrinkWrap, em particular, permite aos usuários transformar designs de arquitetura impossíveis em designs que podem ser impressos. Graças a esse algoritmo complexo, o modelo original é envolvido com uma fina camada e encolhida em seguida, à medida que mantém os detalhes intactos. Desta maneira, todos os erros são corrigidos, resultando em dados impermeáveis e viáveis.

A Sagrada Família: a Magics encontra o Modernismo 2

Como o design às vezes é muito grande para ser impresso em uma única peça, uma solução possível e frequente é cortá-lo em múltiplas partes. Para garantir que as partes possam ser reunidas na direção correta, a função Cut & Punch corta as secções com pins conectores integrados e perfurações para um encaixe perfeito.

A Sagrada Família: a Magics encontra o Modernismo

Os protótipos digitais recebem vida com o uso da ColorJet printing. Esta é uma técnica de impressão popular para modelos arquitetônicos graças ao total aproveitamento de cores.

 Indo Rapidamente rumo às Últimas Pedras

Fazer protótipos em 3D permite aos arquitetos trabalhar de uma maneira mais detalhada e em uma escala que uma mão humana não pode produzir. O Magics ajuda os arquitetos a criar vários protótipos complexos, pois guia decisões sobre o design da catedral, contanto que permaneçam verdadeiros para o estilo de Gaudí. O uso do Magics ajudou a manter a unidade da visão da Sagrada Família, e com seu auxílio, a finalização da catedral é antecipada para 2026.

 

×