Pensando dessa forma, chegamos à conclusão que a computação em nuvem ganha cada vez mais espaço no mercado por ser inovador e oferecer muitos benefícios aos usuários.

A tecnologia vem evoluindo de forma constante e com isso somos obrigados a inovar cada vez mais para deixar mais prático o cotidiano das pessoas.

Qual a definição de computação em nuvem?

Conhecido em inglês como “Cloud computing”, é um conceito que diz respeito à capacidade de executar processos via internet.

Tudo isso sem que você precise realizar qualquer instalação ou download diretamente em seu computador.

Assim, todas as tarefas executadas e documentos compartilhados, desde o envio de uma planilha até o uso de um sistema de gestão, ficam alocados e são executados a partir de um servidor online, que seria a nuvem.

Os benefícios da computação em Nuvem 1

As grandes vantagens de computação em nuvem

Existem diversas vantagens para a computação em nuvem, dentre elas, a redução de custos e a otimização de processos gerenciais.

Antes de inventarem a computação em nuvem, todo meio empresarial dependia exclusivamente de implementações de data center ou de aquisições de licenças para otimização de processos.

Com a computação em nuvem o empresário não precisa se preocupar com o custo dessas instalações e muito menos com licenças, que se tornaram responsabilidades do servidor da nuvem.

A partir de inovações desse tipo, computação em nuvem, já podemos observar que a maneira com que trabalhamos vem mudando ao longo do tempo, graças às novas tecnologias.

Outra vantagem é a possibilidade de acesso remoto.

O acesso remoto permite que funcionários que precisam atuar em suas casas ou longos períodos distantes do escritório possam realizar com êxito boa parte de suas tarefas.

Para tanto, uma das principais facilitadoras é a computação em nuvem, que depende apenas de um dispositivo com acesso à internet para que as mais diversas ações sejam efetivadas.

Desse modo, funcionários, mesmo que em longa distância, conseguem conferir documentos e informações em qualquer tamanho e tempo.

A computação em nuvem e o futuro

Além desses benefícios, podemos citar muitos outros e podemos perceber como a computação em nuvem é uma tecnologia bastante eficiente.

Podemos afirmar que o maior ganho das empresas e empresários com a tecnologia em nuvem é a otimização de processos.

Sem depender de grandes recursos e eliminando a perda de tempo com toda uma implementação de uma estrutura de TI, o gestor pode focar em ampliar os lucros de seus negócios.

Tendo ainda como aliadas, ótimas, inovadoras e ágeis ferramentas que somente a computação em nuvem oferece.

Veja também:

Você sabe o que significa “internet das coisas”?

Computador Watson é um supercomputador com inteligência artificial

 

×