Indústria 4.0 nas montadoras de veículos – Conheça as tecnologias que estão mudando as montadoras de automóveis

Sabemos que os carros, em breve, serão autônomos e poderão te levar a qualquer lugar sem que você precise tocar no volante.

Porém, a grande novidade é que em pouco tempo até mesmo os carros serão capazes de se montar sozinho

Montadora 4.0

Carros autônomos podem até ser considerados o futuro da indústria automotiva, mas enquanto eles ainda não são produzidos, as empresas já estão inovando na fabricação de carros com recursos cada vez mais modernos.

Apesar de parecer serem estratégias de grande complexidade, trata-se de uma série de detalhes que tornam o trabalho do produtor de carro mais rápido e seguro.

Inicia-se a inovação logo no treinamento dos funcionários, que utilizam óculos de realidade virtual para que possam conhecer todos os detalhes do carro que irão montar.

Montadora 4.0: Conheça as tecnologias que estão mudando as montadoras de carro 2

Um modelo 3D do carro, com todas as peças, auxilia os funcionários a se familiarizarem com os processos de montagem e também possibilita que a empresa entenda quais são os pontos de risco.

Tecnologias da montadora 4.0

Como o trabalho na linha de montagem é exaustivo e pode acumular dores em alguns locais do corpo após exaustivas jornadas de trabalho, já existe um exoesqueleto para trabalhar mais relaxado nas posições de desconforto.

Os exoesqueletos dão suporte a determinados conjuntos de músculos. Quem passa o dia inteiro trabalhando com o tronco curvado para frente, por exemplo, pode usar um exoesqueleto que ajuda a sustentar o tronco.

Robôs colaborativos são mais uma tecnologia aliada no chão de fábrica de uma montadora.

Robôs Colaborativos

A parte de funilaria é tocada por braços mecânicos grandes, que ficam enclausurados enquanto dão forma às partes dos carros. Mas, na linha de montagem de motores, robôs e humanos já trabalham lado a lado.

Na hora de montar os carros, uma série de tecnologias se une para que o trabalho seja ainda mais rápido e preciso. Carrinhos autônomos levam as peças de um lado para o outro para que os funcionários possam se concentrar na montagem dos veículos.

Indústria 4.0 nas montadoras de veículos – A nova revolução industrial

Todas as novas tecnologias que estão adentrando o universo da indústria tanto da automotiva quanto de muitas outras é algo realmente fantástico e transformador.

Isso é só o começo de toda uma revolução, o processo de fabricação de automóveis hoje também conta com tecnologias que auxiliam a manutenção das máquinas, monitorando a temperatura de cada peça e enviando uma notificação para o celular do técnico na hora que ela precisa ser substituída.

Sabemos que os carros em breve irão ser conduzidos sozinhos, mas o mais surpreendente é que irão se montar sozinho também.

Veja também:

O poder do Digital Twin na indústria 4.0

Veja como se tornar um profissional qualificado para os novos desafios da industria 4.0

×