Internet Industrial das coisas ( IIOT)

Estamos vivendo a ascensão da indústria 4.0 e podemos identificar alguns conceitos básicos que já estão presentes em nossa realidade.

A era da digitalização, uso de sensores para monitoramento, logística de drones, veículos autônomos, big datas, inteligência artificial, execução de tarefas por robôs, entre outros.

Esse é o cenário que estamos vivenciando e nos adaptando. A cada tempo que passa, observamos mais tecnologias abraçando a indústria.

Internet Industrial das coisas – IIOT

A Internet Industrial das Coisas é parte de um amplo conceito da internet das coisas (IOT), pela qual uma rede computadores inteligentes, dispositivos e objetos físicos conversam para coletar, armazenar e compartilhar dados.

Tudo isso, graças aos servidores virtuais em nuvem que são usados para armazenar grandes quantidades de dados, combinar dados e compartilhar em formatos úteis.

Conheça a Internet Industrial das coisas ( IIOT) 1

A Internet das Coisas possibilitará o aumento da automação em vários setores da indústria, além do dia a dia da vida comum das pessoas.

As indústrias estão adotando a Internet Industrial das Coisas (IIOT) em rápida escala, as indústrias que a adotaram vêm experimentando grandes melhorias e grande produtividade graças a eficiência do IIOT.

Iremos ver nos próximos anos o IIOT crescer cada vez mais e a Internet das Coisas estará presente na a indústria com diversos equipamentos.

Inovando com produtividade

A quarta revolução industrial, que também é conhecida como Indústria 4.0, tem como conceito principal a utilização de ferramentas inovadoras.

Dessas ferramentas podemos contar com a Internet das Coisas (IOT), computação em nuvem, dados coletados por sensores e uma série de outras tecnologias que melhoram a efetividade da indústria.

A manutenção preditiva se dá justamente por causa dessas tecnologias de ponta que estão mudando a forma como é vista a indústria.

Uma parte do trabalho que era feito por pessoas, como a coleta de dados, passa a ser feita de forma autônoma e contínua.

Conheça a Internet Industrial das coisas ( IIOT) 2

Por exemplo, melhorando a segurança e reduzindo a exposição a riscos de colaboradores encarregados das inspeções e das coletas de informações.

Feita por sensores autônomos, com comunicação por “bluetooth” ou RFID e com mínima interferência humana, a coleta de dados relativos à situação do maquinário monitorado, ganha velocidade, “acuracidade” e frequência de registro com a combinação de soluções de hardware e software acessados pela internet.

Esses processos, que antes eram feitos por humanos e de forma manual, agora sendo automatizados, permitirá maior agilidade na indústria e também aumentará a segurança dos que trabalham no chão de fábrica, como exemplo, que poderão realizar análises digitais das informações.

 

Veja também:

Carro impresso em 3D | conheça o LSEV

Veja como se tornar um profissional qualificado para os novos desafios da industria 4.0

Planejamento Avançado de Produção – Sistema APS ORTEMS

×