Os impactos da impressão 3D dentro da manufatura 4.0

A impressão 3D que conhecemos está mudando a cada ano e a Stratasys se preocupa em inovar para trazer mais funcionalidades para os usuários.

O potencial da impressão 3D vai além de criar uma peça, é criar uma função e por isso é importante ter uma variedade de materiais resistentes e duráveis.

Materiais reforçados com fibra de carbono para mais resistência e flexibilidade para aplicações avançadas e exigentes nas indústrias automotiva e aeroespacial.

E materiais multicoloridos produzem protótipos para uma validação de design e conceito mais rápida o que garante melhor “time to market”.

 Os Impactos da impressão 3D

A impressão 3D como já havíamos visto anteriormente, traz enormes benéficos dentro da indústria, mas existe outras funções que são pouco comentadas, tais como:

O realinhamento da cadeia de suprimentos, personalização de produtos e projetos complexos.

Quando falamos em redução de estoques físicos dizemos em encurtar a distância entre o produtor e o comprador

A manufatura aditiva encaixa-se perfeitamente dentro deste paradigma.

No entanto, a integração da tecnologia nas cadeias de suprimento existentes está apenas no começo.

Com a manufatura aditiva, o processo de produção de peças, como as de reposição e de alguns produtos, pode ser descentralizado, já que estamos falando de arquivos digitais dessas peças e/ou produtos que podem ser enviados pela matriz para a sua filial, geograficamente mais próxima ao cliente final, que vai imprimi-los em 3D sob demanda e não mais de bens físicos que precisam de estoque e de um sistema de distribuição complexo para chegar até os consumidores.

A personalização é a grande tendência do século 21 e um dos principais pilares da 4 revolução industrial.

Desde de capas personalizadas, dispositivos médicos ou outros produtos personalizados estão em alta.

A manufatura aditiva não apenas permite esta tendência, ela a define. Nenhum outro processo de fabricação tradicional, como usinagem ou moldagem, é capaz de oferecer suporte à personalização em massa.

 Complexidade de projeto

Um grande diferencial da manufatura aditiva é a possibilidade de ter uma liberdade em design e geometrias complexas, ela permite a produção de peças que não podem ser obtidas de outra forma.

A complexidade da peça não está associada ao custo da peça, como é em um processo de manufatura comum que já conhecemos.

Por isso a manufatura aditiva tem a expressão que “ A complexidade é de graça” assim podemos provar os benefícios de produção de peças complexas por meio da impressão 3D

Veja também:

Logística 4.0 e o seu potencial com a industria 4.0

5 Benefícios em adotar a indústria 4.0 em curto prazo

×