Automação : Saiba se irá abrir vagas no mercado de trabalho

Nos deparamos com a nova realidade da indústria, algo inusitado que há muitos anos atrás não esperávamos que aconteceria.

Carros que dirigem sozinhos, serviços de entrega que são feitos por drones, robôs dentro de industrias, impressoras 3D e infinitos sensores.

A automação consegue trazer para as empresas diversos ganhos produtivos e também financeiros, pelo ganho de tempo que ela proporciona.

A grande dúvida que fica, é se a automação irá acabar com os empregos ou se ela é capaz de gerar mais empregos.

O potencial da automação

Apesar de ser um assunto polêmico entre os profissionais de diversos segmentos que ficam em dúvida se as maquinas irão aumentar o desemprego, muitos acreditam que a automação irá conseguir trazer mais prosperidade e consecutivamente gerar mais empregos.

A China, por exemplo, se tornou nos últimos anos o maior comprador mundial de robôs industriais. De acordo com Frey, as máquinas estão entrando na Índia também.

“A Nissan utiliza robôs industriais para a produção de seus carros no Japão”, diz ele, “mas nós já estamos vendo exemplos do mesmo tipo de empresa se automatizando na Índia.

Empresas em todo o mundo estão investindo em tecnologias que podem automatizar uma nova gama de postos de trabalho.

Na Alemanha, por exemplo, a empresa de robótica Kuka está testando uma câmera de TV sem cinegrafista para transmissão ao vivo, que promete oferecer uma imagem livre de trepidação”, completa Frey.

Mas não são apenas as máquinas físicas que estão em ascensão – software “bots”, que simulam ações humanas repetidas vezes também estão remodelando o local de trabalho.

Em março de 2014, o Los Angeles Times publicou automaticamente uma notícia de última hora, graças a um algoritmo que gera uma pequena reportagem quando ocorre um terremoto.

O desenvolvimento tecnológico tende a acelerar nos próximos anos e enquanto algumas profissões tendem a ser substituídas por maquinas outras dificilmente serão substituídas nos próximos anos, tais como: dentistas, treinadores esportivos, atores, trabalhadores da área social, bombeiros e, mais obviamente, padres.

Entretanto datilógrafos, agentes imobiliários e vendedores estão entre as ocupações consideradas com alta probabilidade de automatização no futuro.

Crescimentos futuros

Apesar de haver um temor em relação a automação, os profissionais podem se tranquilizar em relação a isso.

Uma máquina pode fazer uma determinada função, mas os trabalhos da maioria das pessoas envolvem várias funções diferentes. Você não pode automatizar todas as tarefas com uma única máquina.

A Automação irá melhorar a vida das pessoas, as empresas irão reduzir custos e receita irá inevitavelmente voltar para os acionistas e empregados, aumentando os gastos do consumidor e consecutivamente gerando mais empregos.

O segredo para se dar bem nas novas tendências tecnológicas é a adaptação á elas, o profissional do futuro será apto a poder programar e ter conhecimentos técnicos das novas tecnologias, seja sensores, impressoras 3D ou robôs de verificação

Veja Também:

Machine Learning e Estatística Learning : Entenda a Diferença

5 Benefícios em adotar a indústria 4.0 em curto prazo

×