Carro Voador da Boeing voa ao ar livre pela primeira vez

O carro voador da Boeing dia 22 de janeiro de 2019 completou seu primeiro voo ao ar livre.

Esse feito sinaliza o início de uma nova fase para o transporte urbano, esse modelo foi projetado para que pudesse transportar passageiros em ruas que estivessem congestionadas e que pudesse desviar de prédios.

O carro voador da Boeing foi projetado para realizar voos completamente autônomos de até 80 quilômetros de distância.

A fabricante de aviões sediada em Chicago e sua concorrente Airbus estão entre as empresas na corrida para desenvolver ideias relacionadas a carros voadores e drones que carregam pacotes, na expectativa de que esses novos produtos criem a nova era da indústria aeroespacial.

Carro voador da Boeing

A Boeing começou a desenvolver protótipos depois da aquisição, em 2017, da Aurora Flight Sciences, cujos projetos incluem um novo táxi voador em parceria com a Uber.

O braço de mobilidade urbana da Boeing, o Boeing NeXt, contratou a Aurora para projetar e desenvolver o protótipo. A empresa não confirmou se esse é o modelo desenvolvido para a Uber.

O portfólio da NeXt também inclui um veículo aéreo de carga totalmente elétrico – projetado para transportar até 500 libras, cerca de 220 kg – que completou seu primeiro voo interno no ano passado e está programado para testes ao ar livre este ano.

Desenvolvedoras de carro voador

Outras empresas também estão em fase avançada na missão de trazer carros voadores para o mercado.

O A3 Vahana, um protótipo de carro voador elétrico de decolagem e aterrissagem vertical financiado pela Airbus no Vale do Silício, completou seu primeiro voo teste no ano passado.

A Intel e a EHang também estão testando seus veículos voadores.

Os analistas do Morgan Stanley, em suas estimativas mais otimistas, preveem que essa tecnologia pode poderia elevar o patamar da indústria aeronáutica para US$ 2,9 trilhões até 2040.

Na visão mais pessimista, o banco acredita que os valores poderiam chegar a cerca de US$ 615 bilhões.

Não sabemos exatamente quando esses carros estarão disponíveis para o público, mas o avanço em testes ao ar-livre é um grande avanço na indústria

A companhia informou que ainda fará diversos testes para melhorar a segurança e a confiabilidade da aeronave.

Veja Também:

Indústria 4.0 e a Internet das Coisas salvando vida

Os impactos da impressão 3D dentro da manufatura 4.0

×