O mercado de automação residencial e predial está crescendo no Brasil, graças ao impulsionamento de equipamentos móveis, como tablets e smartphones e pela proliferação de diversos aplicativos, o que também faz crescer o mercado de TI

Crescimento da Automação residencial e predial

Com o grande aumento de soluções sem fio, aliado à conexão de internet móvel, o crescimento do mercado de automação nos EUA se tornaram referência nesse segmento.

Já podemos ver casas inteligentes que são monitoradas por aplicativos serem mais de 20%, o que abrange mais de 120 milhões de casas.

Outros nichos também estão sendo “descobertos” pelas empresas do setor: além dos projetos que integram as funções já conhecidas como iluminação, áudio & vídeo, climatização e outros, existem mercados com necessidades específicas que podem ser atendidas pelas mesmas tecnologias, embora com diferentes abordagens e direcionamentos. Destacamos, entre outras: controle e medição de consumo de energia elétrica e de água, soluções para terceira idade, para espaços coletivos de co-living e co-working, soluções integradas para imóveis de locação temporária e hotelaria, utilização de automação para empreendimentos sustentáveis e diversas outras.

Cenário da automação

Esse mercado que está crescendo cada vez mais, gerou em 2016 uma receita de 176 bilhões pelo mundo e mostra um grande potencial de crescimento e geração de lucro.

A previsão mostra que até 2022 as receitas aumentem 4,7% por ano.

Ainda assim, o cenário é otimista e especialistas apostam neste mercado tanto no Brasil quando no mundo, principalmente ao considerar a projeção para o crescimento de Automação Residencial – segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) – é de 11,5% ao ano, no mundo

Mesmo com a crise que assolou o país em 2016, que fez o dólar dispara, o mercado de automação ainda não foi atingido de maneira significativa.

O setor encerrou o ano praticamente estável. Isso foi possível por conta do grande potencial do mercado brasileiro, onde as pessoas, mesmo em pequena escala, estão se atendo cada vez mais à praticidade tecnológica como aliada na busca de uma melhor qualidade de vida.

Não será surpresa alguma quando, em um futuro próximo, a maioria dos lares forem controlados por algum tipo de automação residencial.

 

Veja também:

Ponte impressa em 3D é construída na China

A utilização de drones no metro de Salvador

 

×