Museu da Inovação é lançado pela Dassault Systèmes

A empresa francesa Dassault Systèmes recentemente lançou o Museu da Inovação, uma experiencia extraordinária de realidade virtual(VR) focada para ciência e tecnologia no segmento de arte digital na Oficina das Luzes (Atelier des Lumières), em Paris.

Museu da Inovação

Essa grande inciativa trará cada vez mais inovações tecnológicas que beneficiará todo o planeta.

Nesse projeto serão apresentados diversos tipos de tecnologias que estão presentes atualmente no cotidiano, como drones autônomos e soluções para inciativas sustentáveis, impressão 3D, manufatura aditiva para órgãos em 3D e modelos de cirurgia virtual para treinamento de médicos.

O mundo 3D consegue proporcionar experiencias imersivas para diversos setores e proporciona interações que conseguem facilitar e melhorar todo o universo de diversas profissões.

Cada projeto potencializa a inteligência coletiva e a inovação aberta, bem como aplicativos de design, simulação e ciências de dados da plataforma 3DEXPERIENCE, para acelerar seu desenvolvimento e implantação.

O futuro é 3DEXPERIENCE

A proposta do Museu da inovação, criada pela Dassault Systémes é que diferentes espaços possam ser visitados por qualquer pessoa, são exposições sobre estilo de vida, cidades e seu comportamento como organismo.

Nos museus também encontramos projetos criado por startups que adotaram abordagens inovadoras que propõe soluções diferentes da que estamos acostumados ver sobre saúde, sustentabilidade e a projeção de consumíveis ecológicos.

Cada módulo mostra um projeto que vincula a uma experiencia 3D interativa em tempo real, isso inclui novas mudanças de acordo com a atualização da equipe responsável.

O projeto ainda conta com relatos das startups e de como ela desenvolveram os projetos, o que é um ponto positivo para os entusiastas que se interessam por esse tipo de inovação.

Também podemos ver simulações e interações com um Digital Twin (gêmeo digital) do projeto, ao lado de seu protótipo físico.

O futuro é Digital Twin

O Digital Twin é criado diretamente a partir de um protótipo digital 3D projetado pela equipe de um projeto, permite uma experiência científica realista com imersão em escala real para sensações reais.

Essa tecnologia conhecida como gêmeo digital ou pelo seu nome original Digital Twin, é a criação de um protótipo digital 3D que é idêntica a um projeto físico, o que proporciona uma imersão em escala real para simulações e para a criação de estratégias em determinado projeto.

Como essa experiência de realidade virtual está disponível em um ambiente digital em Nuvem, ela é escalável e rapidamente implementável.

A Dassault Systémes é uma das pioneiras em desenvolvimento tecnológico para a indústria e está sempre por trás de projetos inovadores que fomentam a inovação, indústria e tecnologias disruptivas.

Veja também:

Manutenção Prescritiva é o futuro da indústria 4.0

Dica de CATIA V5 – O SWEEP CIRCLE

×