Impressão 3D salvando vidas de pacientes com COVID-19.

Muitos têm perguntado quais serão as implicações da atual pandemia de Covid-19 na fabricação aditiva como indústria.

A relação entre o Covid-19 e a impressão 3D não é totalmente clara, principalmente porque estamos muito longe de entender quais serão as implicações a longo, médio e até curto prazos da pandemia nas cadeias de suprimentos globais.

A manufatura aditiva pode ser capaz de ajudar a apoiar as cadeias de suprimentos industriais afetadas por limitações na produção e nas importações tradicionais.

Uma coisa é certa: a impressão 3D pode ter um efeito benéfico imediato quando a cadeia de suprimentos está completamente quebrada.

Felizmente, foi esse o caso quando um hospital da Itália precisou de uma válvula de reposição para um dispositivo de reanimação e o fornecedor atual, não conseguia atender esta demanda.

Impressão 3D

Impressão 3D e o COVID-19

Um dos maiores problemas imediatos que o coronavírus está causando é o grande número de pessoas que necessitam de cuidados intensivos e oxigenação para sobreviver à infecção por tempo suficiente para que seus anticorpos a combatam.

Isso significa que a única maneira de salvar vidas neste momento – além da prevenção – é ter o maior número possível de máquinas de reanimação em funcionamento. E quando eles quebram, talvez a impressão 3D possa ajudar.

Massimo Temporelli, fundador do The FabLab em Milão, informou na sexta-feira 13 que foi contatado por Nunzia Vallini, editora do Giornale di Brescia, com quem ele trabalhou, colaborando por vários anos para a disseminação da cultura da Indústria 4.0 nas escolas.

Ela explicou que o hospital em Brescia (perto de uma das regiões mais atingidas por infecções por coronavírus) precisava urgentemente de válvulas para um dispositivo de terapia intensiva e que o fornecedor não podia fornecê-las em pouco tempo.

Ficar sem as válvulas seria dramático e algumas pessoas poderiam ter perdido a vida.

Então ela perguntou se seria possível imprimi-los em 3D.

Após várias ligações telefônicas para fablabs, felizmente, uma empresa na área, Isinnova, respondeu a esse pedido de ajuda por meio de seu fundador e CEO Cristian Fracassi, que trouxe uma impressora 3D diretamente ao hospital e, em apenas algumas horas, redesenhado e depois produziu a peça que faltava.

Na noite do sábado, dia 14 (no dia seguinte), Massimo relatou que “o sistema funciona”.

No momento da redação deste artigo, 10 pacientes são acompanhados na respiração por uma máquina que utiliza uma válvula impressa em 3D.

Válvulas impressas em 3D

À medida que o vírus inevitavelmente continua a se espalhar pelo mundo e rompe as cadeias de suprimentos, as impressoras 3D – através da capacidade de engenho e design das pessoas – podem definitivamente ajudar.

Válvula, equipamento de proteção, máscaras ou qualquer coisa que você precise e não consiga obter de seu fornecedor habitual.

Mais uma vez podemos ver a efetividade da manufatura aditiva dentro da saúde e como é importante disseminar essa tecnologia para que cada vez mais, vidas sejam salvas.

                                                               Veja também:

×