Dica de CATIA V5 – Interação CATIA V5 MICROSOFT EXCEL

Você sabia que é possível utilizar macros do Microsoft EXCEL para modelar em 3D no CATIA V5?

Dica de CATIA V5

Sim é possível, e na realidade, este recurso já vem pronto de fábrica, na instalação oficial do CATIA V5 acesse o diretório:

C:\Program Files\Dassault Systemes\BXX\win_b64\code\command

O arquivo que permite a ação de modelagem é o:

<GSD_PointSplineLoftFromExcel.xls>

Para utilizá-lo deve-se completar as células da planilha com as coordenadas dos pontos desejados, a saber, X, Y e Z.

Dica de CATIA V5

O funcionamento da Macro se dará da seguinte maneira:

Acesse pelo Menu do EXCEL / Exibir / Macros:

Dica de CATIA V5

Ao rodar a Macro, uma tela de prompt solicitará qual opção o usuário deseja:

Utilizando a opção 3, o CATIA V5 (que deve estar rodando em paralelo já, com um arquivo *.CATPart previamente criado) irá modelar automaticamente os pontos, as curvas, e fará uma superfície do tipo MULTI-SECTION conectando estes elementos.

Gostou de saber dessa integração? Saiba que é possível fazer muito mais coisas interessantes para o seu negócio com CATIA V5 associado aos produtos Microsoft.

A LWT Sistemas é uma empresa 100% nacional com atuação em todo o Brasilque com mais de 20 anos de experiência e profissionais certificados pelas empresas que representa, oferece aos seus clientes o que há de mais inovativo em todos os segmentos em que atua.

A LWT Sistemas é representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DEXPERIENCE (CATIA V5 e CATIA V6ENOVIADELMIA3DVIA Composer / CATIA Composer e ICEM Surf), está entre os principais parceiros Stratasys para a comercialização, suporte e manutenção de sistemas de manufatura aditiva para uso profissional (Impressoras 3D), é revendedora MakerBot para impressoras do tipo Desktop e distribuidor Materialise para a revenda do Magics.

Veja também:

Dica de CATIA V5 | Drafting – Como criar tabela de dimensões de furos

Dica de CATIA V5 – Como colocar gravuras no seu modelo do CATIA V5

×