5 Fatores para escolher a melhor impressora 3D

5 Fatores para escolher a melhor impressora 3D – um modelo para cada necessidade

Entusiastas e recém-chegados ao mundo da manufatura aditiva podem ficar confusos com a diversidade e opções disponíveis.

Encontramos Impressoras 3D são vendidas a diferentes preços com inúmeras características, diferentes níveis de sofisticação e tecnologias distintas.

Consequentemente, não existe a “melhor” impressora 3D para um trabalho, tudo dependerá das necessidades da sua aplicação e dos seus requisitos de utilização. Conheça abaixo os fatores importantes a serem considerados ao comprar uma impressora 3D pela primeira vez.

Impressora 3D 1

 

PREÇO

Aquela ideia de que o menor peço é sempre o pior produto, vai depender da sua necessidade.

Os modelos de menor preço são ideais para amadores, iniciantes, pessoas que querem conhecer a tecnologia e dar os primeiros passos nesse universo.

Eles costumam ter uma área de impressão pequena e não exibem boa precisão e repetibilidade

A impressoras 3D de nível intermediário, nos oferece maior confiabilidade e qualidade, sendo muito aplicada no setor educacional para pequenas prototipagens e estudos.

As impressoras 3D de alto nível oferecem a qualidade de impressão e a confiabilidade mais elevadas do mercado. Elas são projetadas para ser rápidas, precisas e adequadas a uma ampla gama de possíveis aplicações, que vão de aplicações industriais até os bens de consumo.

VELOCIDADE

Dependendo da aplicação desejada, a velocidade de impressão pode ser um fator crucial.

A prototipagem rápida ou as aplicações no chão de fábrica, por exemplo, contam com a produção de peças rápida e eficiente para manter os tempos de entrega curtos.

Impressoras 3D mais baratas geralmente imprimem cerca de 50 mm/s, enquanto as opções mais rápidas imprimem a uma velocidade superior a 150 mm/s.

Impressora 3D 2

 

ACURACIDADE

Um dos fatores que mais pode influenciar na sua impressão 3D, é a capacidade do equipamento de replicar de forma fiel o seu CAD 3D. Quando utilizamos impressoras 3D de baixo custo não conseguimos garantir, repetibilidade, controle dimensional ou mesmo assegurar o bom comportamento do material a ser extrusado.

Se sua prioridade é manufaturar produtos de alta complexidade geometria com precisão e repetibilidade, modelos Stratasys industriais são mais indicados.

As peças são produzidas com uma precisão de +/- .200 mm (.008 pol.) Ou +/- .002 mm / mm (0,002 pol / pol), com controle interno de temperatura à 78°C que permite manufaturar uma peça com alta qualidade.

Filamento termoplástico homologado e com rastreabilidade também é usado para se obter uma melhor performance, capacidade plug-and-play, calibração automática com compensação derivação térmica e trocas rápidas de materiais também um fatos a se considerar em sua escolha.

CAPACIDADE DE MATERIAIS

Algumas impressoras limitam-se a um ou dois materiais, enquanto outras contam com uma ampla gama de capacidades de materiais.

Embora a impressão amadora ou certos tipos de prototipagem possam exigir um ou dois materiais, você pode precisar de uma impressora mais versátil para aplicações mais sofisticadas.

Algumas impressoras são compatíveis com uma ampla gama de materiais, enquanto outras apresentam múltiplas cabeças de impressão para designs mais complexos.

Impressora 3D 3

 

USO E APLICAÇÃO

A “impressão 3D” cobre uma ampla gama de tecnologias, cada uma com potencial diferente.

Algumas tecnologias são mais adequadas para aplicações industriais, como testes funcionais e usinagem, enquanto outras são melhores para bens de consumo ou aplicações de design.

Na Stratasys, você descobrirá que a tecnologia FDM é amplamente usada para peças que precisam ser duráveis e robustas, enquanto a tecnologia PolyJet é mais frequentemente usada para peças que requerem realismo nas cores e texturas.

Solicite uma amostra ao fabricante e compare. Defina suas prioridades e requisitos e escolha Stratasys.

 

Veja também:

Você conhece o Material ABS-ESD7 utilizado nas Impressoras 3D?

Impressão 3D salvando vidas de pacientes com COVID-19