Passo a Passo no CATIA V5 – Como alterar a imagem de background da tela inicial do CATIA V5

Ao iniciar uma nova seção no CATIA V5, os usuários são por padrão, recepcionados pelo simpático plano de fundo de um espaço estrelado, que consagrou a identidade do software na mente dos mesmos. Uma imagem meramente ilustrativa, com o objetivo de compor o design gráfico da interface, pode vir a se tornar uma útil ferramenta, uma vez que podemos alterar este plano de fundo.

Passo a Passo  no CATIA V5

Inúmeros usuários do CATIA V5 possuem a necessidade de trabalhar com mais de uma release do programa, por atenderem diferentes clientes como por exemplo montadoras automotivas, que por sua vez, utilizam cada uma, versões diferentes do CATIA.

Ex:

A montadora “A” utiliza o CATIA V5 R29. Já a montadora “B”, utiliza o CATIA V5 R30.

Para ser fornecedor de ambas as montadoras, precisarei ter ambas as versões do CATIA instaladas nas máquinas (dedicadas a projetos) da minha empresa, e trabalhar os projetos de cada montadora na sua respectiva versão do software.

Por questões de compatibilidade, arquivos criados na R29 do CATIA podem ser abertos também na R30, mas o contrário não acontece. Ou seja, desenhar um projeto da montadora B acidentalmente na R29, não seria um problema a princípio, pelo fato de a mesma utilizar uma release superior. (por mais que seja recomendável sempre trabalhar na mesma versão que o cliente ao qual você fornece, por boa prática). Todavia, se o mesmo acidente ocorresse de forma inversa, teríamos um grande problema. Pode-se imaginar também, que o risco de confusões como a apresentada acontecerem, aumentaria consideravelmente em um cenário com muito mais que duas versões do CATIA.

Por conta disso, faz-se necessário um método que auxilie os projetistas a não trabalharem acidentalmente em uma versão do programa não correspondente ao projeto. Para tal, é uma prática comum deste tipo de usuário, se utilizar da alteração da imagem do plano de fundo inicial. Colocando neste, um texto com a versão do software em um tamanho notável, ou mesmo a logo da empresa cliente que utiliza aquela determinada release.

Os usuários podem checar em qual release do CATIA estão trabalhando, através da aba Help, selecionando a opção em azul ”About CATIA V5”

 

A versão do CATIA é a destacada em azul como mostra a imagem acima (Release2020). Agora com a release em mãos vamos ao passo a passo de como alterar a imagem de background.

 

Como alterar a imagem de background da tela inicial do CATIA V5

  1. No ambiente do Windows, através do explorador de arquivos, vá até a pasta “Arquivos de programas”
  2. Abra a pasta “Dassault Systemes”                                                           .Passo a Passo  no CATIA V5

 

  1. Abra a pasta com a versão do CATIA que se deseja fazer a alteração. Utilizamos no exemplo a B29.
  2. Dentro da pasta, siga o diretório como mostrado abaixo.

 

 

 

  1. Dentro da pasta “icons”, realize uma busca pela palavra “client”, e copie o item destacado (Nomeado como “ClientMDIBackgroundNT”) para um local seguro.

 

  1. Utilize esta cópia para fazer as alterações que quiser, ou mesmo escolha uma nova. No exemplo incluiremos apenas o logotipo da LWT Sistemas no plano de fundo original.Passo a Passo  no CATIA V5Passo a Passo  no CATIA V5

 

Para que o procedimento funcione, será necessário salvar a imagem escolhida como novo plano de fundo, na extensão BPM File. Isso pode ser feito através da ferramenta Paint do Windows, com um simples “Salvar como”.

 

* Vale a pena salientar que a imagem pode vir a ficar distorcida caso suas dimensões estejam diferentes às do ícone original.

  1. Após o salvamento, certifique que o arquivo seja nomeado como “ClientMDIBackgroundNT”, e copie o mesmo.

 

  1. Volte até o diretório da imagem original, apague o arquivo “ClientMDIBackgroundNT” nativo, e cole a imagem editada na pasta.Passo a Passo  no CATIA V5

 

* Caso pretenda futuramente voltar o background do CATIA ao normal, copie o ícone original para um local seguro antes de deleta-lo.

 Ao iniciar uma nova seção no CATIA, a mudança já deve ter sido feita.

×