Instrução de CATIA V5 – Caixa delimitadora “Bounding box”

A caixa delimitadora é um recurso muito útil, especialmente no caso de peças com a forma complexa. A caixa delimitadora representa uma forma física para um objeto em particular e define a forma física de um objeto, embora possa ser muito diferente em tamanho e forma da aparência visual dos objetos.

Instrução de CATIA V5

Para criar uma caixa delimitadora, é necessário selecionar um corpo ou parte inteira da peça e clicar no ícone Medir inércia. catia_v5_bounding_box_icon. A janela Medir inércia é aberta onde vários dados podem ser lidos, como massa, volume, área de superfície e momento de inércia.

Instrução de CATIA V5

No entanto, os valores da caixa delimitadora não são exibidos aqui. Para ver isso, você precisa clicar em Personalizar e, em seguida, ativar a opção Eixo principal e clicar em OK para fechar o menu extra.

Instrução de CATIA V5

Em seguida, é necessário abrir o ramo Medida na árvore (é necessário incluir a opção Manter medida na janela principal, se quisermos manter tudo na árvore). Na parte inferior da árvore estão os valores que representam as dimensões da caixa delimitadora, BBLX, BBLY, BBLZ.

Instrução de CATIA V5

Os valores podem ser exportados para txt. clicando em Exportar na janela principal.

A LWT Sistemas é uma empresa 100% nacional com atuação em todo o Brasilque com mais de 20 anos de experiência e profissionais certificados pelas empresas que representa, oferece aos seus clientes o que há de mais inovativo em todos os segmentos em que atua.

A LWT Sistemas é representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DEXPERIENCE (CATIA V5 e CATIA V6ENOVIADELMIA3DVIA Composer / CATIA Composer e ICEM Surf), está entre os principais parceiros Stratasys para a comercialização, suporte e manutenção de sistemas de manufatura aditiva para uso profissional (Impressoras 3D), é revendedora MakerBot para impressoras do tipo Desktop e distribuidor Materialise para a revenda do Magics.

×