Tutorial de CATIA V5 – Posicionamento de furo

O próximo exemplo ilustra como um furo pode ser posicionado em uma peça cilíndrica. O diâmetro da peça cilíndrica é de 100 mm e a altura é de 300 mm. Um furo, que é concêntrico com o cilindro, é criado na sua frente com o diâmetro de 20 mm e a profundidade de 50 mm. O furo é criado usando a ferramenta Furo.

Tutorial de CATIA V5

Se queremos mover o furo para a posição apropriada, isso pode ser feito com um clique duplo no furo. Isso abre a janela Definição do furo. As dimensões que aparecem são aquelas que definimos e também existe o ícone Esboço de posicionamento, usado para posicionar o furo.

Ao clicar em Posicionar esboço, entramos no ambiente 2D ou esboço, onde é mostrado um ponto que representa um ponto central do círculo que forma um furo.

Esse ponto branco que representa o centro do círculo pode ser movido manualmente e também pode ser definido por suas coordenadas nos eixos x e y usando a ferramenta Restrição.

Esse ponto branco que representa o centro do círculo pode ser movido manualmente e também pode ser definido por suas coordenadas nos eixos x e y usando a ferramenta Restrição.

A LWT Sistemas é uma empresa 100% nacional com atuação em todo o Brasilque com mais de 20 anos de experiência e profissionais certificados pelas empresas que representa, oferece aos seus clientes o que há de mais inovativo em todos os segmentos em que atua.

A LWT Sistemas é representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DEXPERIENCE (CATIA V5 e CATIA V6ENOVIADELMIA3DVIA Composer / CATIA Composer e ICEM Surf), está entre os principais parceiros Stratasys para a comercialização, suporte e manutenção de sistemas de manufatura aditiva para uso profissional (Impressoras 3D), é revendedora MakerBot para impressoras do tipo Desktop e distribuidor Materialise para a revenda do Magics.

Veja também:

×