Draftsight 3D – Dica de como modelar um sólido no Draftsight

Draftsight 3D

Dica de como modelar um sólido no Draftsight

Uma das grandes novidades da solução DraftSight foi a inclusão de ferramentas de modelamento 3D, o Draftsight 3D.

Neste tutorial iremos mostrar de que forma podemos criar formas geométricas simples e complexas acrescentando o eixo Z criando formas em 3 dimensões.

Nossa primeira tarefa é acessar o modulo de modelamento 3D

Draftsight 3D - Dica de como modelar um sólido no Draftsight

Ferramentas de modelamento 3D - Acesso ao menu do Draftsight 3D

Modelagem

Draftsight 3D - Dica de como modelar um sólido no Draftsight

Ferramentas para criação de formas padrões geométricos como CAIXA, PIRÂMIDE e CUNHA

No campo CONE, temos ferramentas de criação CONE, CILINDRO, ESFERA e TORO

Por fim ferramentas de Extrusão de perfil 2D comuns em qualquer solução CAD do mercado, são elas, Extrusão, Loft (Revolute) Polisólido, Empurrar e Puxar, Revolução e Varredura

Edição de sólido

Draftsight 3D - Dica de como modelar um sólido no Draftsight

Na aba de EDIÇÃO DE SOLIDOS, encontramos operações Booleanas de UNIÃO, SUBTRAÇÃO e INTERSCÇÃO que irão nos auxiliar na construção do modelo 3D .

Toda manipulação e navegação do solido pode ser realizado através do comando Girar 3D ou então diretamente com o botão direito do mouse na área gráfica.

Comando de criação de arestas chanfradas e filetadas.

 

Malha

O comando Face cria superfícies com três ou quatro lados no espaço. A diferença entre superfícies 2D e 3D é que as superfícies 3D são mostradas como modelos de estrutura de arame, e não áreas sólidas.

Os pontos de definição da face 3D são determinados na direção horária ou anti-horária, para que uma aresta da superfície 3D seja usada como a linha de base da próxima superfície 3D.

Você também pode desenhar linhas invisíveis para aumentar a clareza de estruturas 3D complicadas. Esse recurso é útil ao lidar com desenhos complexos que contêm grande número de superfícies 3D. As linhas ocultas tornam o desenho mais compreensível.

Instantâneo

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O comando Seção cria um corte transversal com base na interseção entre um plano e sólidos 3D.

Comando: Seção

Menu: Sólidos > Edição de sólidos > Corte transversal

Criando um sólido utilizando operações booleanas com o Draftsight 3D

Criação de um sólido do tipo CAIXA

Selecione o COMANDO CAIXA ou então digite CAIXA

Todos os comando do DRAFTSIGHT podem ser selecionados diretamente no menu superior ou então, digitados na caixa de diálogo na parte inferior da tela.

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O primeiro INPUT necessário é o especificar o PRIMEIRO CANTO DA CAIXA, podemos digitar o valor ou então selecionar na área gráfica.

O segundo valor pedido é o SEGUNDO CANTO DA CAIXA, podendo novamente ser digitado ou selecionado

Por fim nos é pedido o valor da altura da CAIXA

Lembrando que por padrão todos os valores estão em MM, podendo ser alterado para outra unidade de medido no Menu Configurações

O solido CAIXA foi criado com sucesso, porem a perspectiva não nos permite ter uma visão tridimensional, para alterar a visualização, basta clicar com o botão direito e então ir no comando Órbita

Ao utilizar o comando de Órbita podemos validar o solido criado

O ponto verde interno a peça, nos mostra o ponto zero e também é o comando para movimentação da peça no espaço 3D.

Draftsight 3D - Dica de como modelar um sólido no Draftsight
Draftsight 3D - Dica de como modelar um sólido no Draftsight

Como próximo ponto criaremos um outro solido em conjunto com o primeiro solido criado e então realizaremos uma operação de união afim de unificar ambos em um único solido final.

Para isso devemos primeiramente alterar a visualização das peças na aba EXIBIR conforme imagem ao lado

Iremos criar um solido tipo CONE na parte superior da peça, para tal selecione o comando CONE e então posicione o cursor no centro da peça. Note que ao posicionar o cursor na linha, nos é mostrado o MIDPOINT (ponto médio) da geometria, facilitando a seleção no espaço

Após a seleção do ponto central do CONE, devemos digitar o raio necessário da base e confirmar com ENTER.

Como segundo valor necessário devemos colocar a altura do CONE e então confirmar o comando

Após a criação do segundo solido, podemos utilizar o comando de operação Booleana de UNIÃO

Clique no comando de UNIÃO e selecione ambo os sólidos

Na aba EXIBIR, temos ferramentas para mudança da Renderização da forma geométrica e também divisão da tela em duas ou mais secções de visualização

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