Neste post será mostrado como a evolução tecnológica modificou o setor industrial, e como o CATIA revolucionou o sistema de modelamento 3D.

Aos longos dos anos industriais podemos observar diversos eventos onde tivemos uma grande mudança na forma de pensamento e metodologia dos processos industriais, revoluções que garantiam a evolução e constante aumento da tecnologia envolvida no processo de fabricação de itens dos mais variados tipos.

Nesse contexto de evolução tecnológica, um grande protagonista dessa história de mudanças sem dúvidas foram as soluções de modelamento 3D, soluções essas que buscaram em um primeiro momento atender tanto uma demanda das engenharias quanto a prototipagem de produtos em um ambiente virtual, ferramentas e aplicações que pudessem de alguma forma validar o produto virtualmente antes de se realizar a manufatura completa do produto, a esse conceito damos o nome de DIGITAL MOCK UP (DMU).

Nos anos 90 podemos encontrar grandes empresas de tecnologia mirando o mercado de soluções 3D para engenharias. Toda grande evolução tecnológica parte de uma necessidade, e essa não foi diferente, o passo inicial do DMU abriu fronteiras de exploração em todo campo de desenvolvimento e pesquisa para soluções que pudessem atender esse mercado. Tendo em mente que cada vez o consumo de itens seria uma grande crescente nos mercados mundiais, abre-se um importante espaço para o desenvolvimento dessas tecnologias. O Modelamento 3D atualmente é parte imprescindível de qualquer processo de produção e desenvolvimento de um item, nesse cenário um grande programa toma a frente aos demais devido ao seu alto nível de capacidade matemática e lógica, no berço da revolução industrial Europeia nasce o CAD líder de mercado, CATIA (COMPUTER AIDED TRIDIMENSIONAL INTERACTIVE APPLICATION) desenvolvido e comercializado pela gigante francesa Dassault Systèmes o software CATIA ganhou espaço e mercado ao se mostrar um forte aliado em todo processo de desenvolvimento e validação de produtos. Em constante atualização devido as necessidades transitórias de mercados, hoje o CATIA conta com mais de 175 módulos distintos para atender necessidades de Engenharias como: Design, Mecânico, Superfície, Equipamento Industriais, Analises Mecânicas, Maquinário industrial e Síntese orgânica de produtos.

Detentor de cerca de 97% do mercado Aeroespacial, 65% do Automotivo e 70% de Equipamentos Industriais o CATIA provou sua alta capacidade de modelamento 3D, porém não foi somente nesses setores que houve um aumento crescente na utilização dessa solução, como exemplos de outros produtos do nosso cotidiano podemos encontrar métricas muito interessantes dessa solução, você sabia que?

evolução tecnológica
Fonte: Google imagens
evolução tecnológica
Fonte: Imagem Autoral LWT Sistemas

Pergunte a um Engenheiro ou a um Designer se ele já ouviu falar sobre o CATIA, a resposta será certa, estamos falando do maior CAD do mercado da indústria, grande parte desse sucesso se dá devido a alta capacidade de processamento do software fazendo com que seja possível os seus usuários chegarem primeiro e mais longe do que seus concorrentes.

No mercado de negócios o CATIA se mostra um grande aliado quando falamos em gerenciamento de produtos e ciclo de vida de produto, concebido com a ideologia de PLM o CATIA está pronto para atender as necessidades de gerenciamentos mais precisos e agíeis. Quando falamos em uma solução robusta que consiga atender a todas essas necessidades de mercado e engenharia, estamos falando do CATIA e toda sua aplicação no universo industrial e de Design.

Empodere seus processos com soluções Dassault Systèmes:

Fonte: CATIA
Fonte: CATIA
×