Qual a maneira mais assertiva de se aplicar a comunicação entre equipes de projetos dentro de uma companhia? Sabemos que na era digital as informações precisam chegar com maior velocidade ao destino e, principalmente, garantindo a continuidade digital de processos. Como podemos garantir uma colaboração precisa entre as diferentes disciplinas das Engenharias?

Todos esses questionamentos estão diretamente ligados ao crescimento da empresa, uma vez que seu produto necessita chegar ao mercado com maior velocidade, as respostas sobre cotações e tempos de projetos, precisam ser assertivas e garantidas através de estudos preliminares de orçamentos. Muitas vezes podemos observar que diversas empresas tem dificuldade de comunicação e colaboração entre silos de informações, esse cenário segmentado tem como consequência o aumento no tempo de resposta e, muitas vezes: respostas com baixa assertividade na informação passada, erros de projetos, falhas de comunicação, etc.  Riscos que precisam ser mitigados para que aja a otimização do processo como um todo.

Buscando entregar ao mercado uma solução unificada nos processos, a Dassault Systèmes traz em seu portifólio duas soluções que prometem entregar ao processo de modelamento 3D e criação de documentos em 2D uma agilidade antes inatingível.

Estamos falando das soluções DraftSight em união com o SOLIDWORKS, ambas soluções conhecidas no mercado de desenho assistido por computador (da sigla CAD, em inglês). Em uma etapa do processo temos o SOLIDWORKS, atuando com modelamento 3D, criação de simulações, projeto elétrico e mecânico além da criação de desenhos técnicos para peças e modelos. Em outra etapa, temos o DraftSight, auxiliando na criação de arquivos 2D como planta baixa, detalhamento técnico, esquemas elétricos e relatórios.

Em um mercado amplo e variável como o nosso, devemos considerar diversas situações de troca de informação entre cliente, fornecedor, Engenharias e Manufatura, muitas empresas ainda não possuem seus produtos ou projetos em formas tridimensionais, inúmeras vezes o produto somente estará disponível em arquivos 2D e documentações técnicas. Pensando em um cenário onde é necessário extrair e alterar a forma do produto vindo do 2D, para um ambiente 3D, temos as soluções interagindo entre si e de forma colaborativa, o arquivo de origem 2D pode ser aberto e trabalhado dentro do DraftSight, de maneira interativa e ágil, arquivos legados podem ser atualizados e então utilizados como templates para novos projetos. O SOLIDWORKS tem sua função estabelecida como criação de conjuntos 3D enquanto no DraftSight podemos trabalhar esse mesmo conjunto em contexto de criação de Layouts, identificação do processo, P&ID diagram (Diagrama de tubulação e instrumentação) e muitas outras funções que a solução 2D pode entregar.

Todas as técnicas aplicadas são semelhantes, facilitando o rápido aprendizado e fácil implementação em equipes, eliminando altos tempos e valores de investimento para inicio da utilização na companhia. A reutilização de templates de projetos e gerenciamento de arquivos já existente, garante a solução, toda colaboração dentro da organização. Podemos considerar que toda gestão realizada em ferramentas como PDM e PLM auxiliam na gestão desses arquivos. Com o DraftSight podemos realizar modificações em arquivos do tipo DWG ou DXF baseados em modelos criados no SOLIDWORKS, e os ganhos nessas modificações que são simples, mas demandam um tempo de retrabalho, se torna interativo e ágil de se realizar. Atualização de conjunto com base em modificações de projetos são geridas e realizadas de forma colaborativa, garantindo assim maior assertividade na relação entre projetos e tipos de documentos.

Problemas com colaboração podem custar caro as empresas. Neste caso, a solução passa por adicionar a aplicação do design 2D do DraftSight Enterprise ao SOLIDWORKS 3D. Empresas com vários casos de sucessos, deste tipo de implementação, podem ser utilizados como referência:

A empresa The Young Industries INC é um excelente exemplo de como essa colaboração pode ser implantada de forma positiva. A empresa tinha como desafio otimizar o uso de ferramentas de design 2D e 3D para aumentar a produtividade e avançar no desenvolvimento de sistemas de manuseio de materiais personalizados. A grande dificuldade era em conseguir conciliar alterações nos conjuntos de modelamento 3D e então aplica-las nos arquivos 2D.

A solução para o problema veio através da implementação da solução DraftSight Enterprise 2D, em integração total com o SOLIDWORKS e suas aplicações PDM e PLM no 3DEXPERIENCE, garantindo, assim, um ambiente único e colaborativo para que seus colaboradores possam acelerar a colaboração entre áreas e por consequência o tempo de produto no mercado.

Os principais benefícios apontados pelos usuários da nova solução foi uma aceleração na criação de desenhos, Layouts de maquinas e desenvolvimento de P&ID (Diagrama de tubulação e instrumentação), manuseio simplificado de dados de projeto legado 2D, dados 2D integrados dentro do sistema PDM e a mitigação de  problemas de software / hardware de dados 2D.

Para saber mais sobre essa história de sucesso acesse o link abaixo: clique aqui.

Para pequenas e medias empresas que buscam iniciar uma gestão de gerenciamento de forma eficaz e com custo-benefício comprovados, as soluções 3D EXPERIENCE podem ajudar sua organização a crescer de forma colaborativa e eficaz. Soluções para modelamento 3D, 2D, projetos e muito mais. A união perfeita entre duas soluções garantindo a continuidade digital e eficiência na troca de informações, SOLIDWORKS E DraftSight são garantias de uma gestão de projetos 3D e 2D voltada a nova era digital.

×