Conforme abordamos em ‘Sete passos para entender o que significa PLM’ uma plataforma PLM – Product Lifecycle Management (em português, gerenciamento do ciclo de vida do produto) é para toda a sua companhia e não está mais limitada apenas aos departamentos de engenharia e manufatura. A Plataforma 3DEXPERIENCE, desenvolvida pela Dassault Systèmes, é uma plataforma de negócios projetada para beneficiar toda a organização. Se o PLM for tratado como um sistema crítico para os negócios você terá benefícios que o levarão a ter vantagem competitiva em relação a concorrência. 

  1. Fonte única da verdade

A Plataforma 3DEXPERIENCE permite que os dados do produto sejam compartilhados com todos os departamentos e que vejam as alterações à medida que acontecem em tempo real, reduzindo o risco de erros por informações incorretas ou desatualizadas.

  1. Tempo de desenvolvimento reduzido

Se utilizarmos essa ‘fonte única da verdade’ para os dados do produto, as equipes de engenharia e manufatura terão uma melhor colaboração permitindo que o produto possa ser projetado, validado paralelamente, revisado e manufaturado sem riscos de não conformidades.

  1. Redução de não conformidades

Com a Plataforma 3DEXPERIENCE podemos gerenciar todos os requisitos do produto em todas as etapas de desenvolvimento. Ter uma estrutura única de produto com todas as disciplinas de engenharia, requisitos e documentações técnicas permitem que o produto projetado atenda aos requisitos iniciais de projeto.

  1. Redução de custos

Com a Plataforma 3DEXPERIENCE teremos uma governança invisível em relação ao projeto do produto, quando os stakeholders não precisam buscar manualmente por status de tarefas, tendo assim status de projetos atualizados em tempo real, eliminando horas de reunião entre a sua engenharia para atualizações de projeto.

Além disso podemos reduzir diversos custos relacionados a prototipagem física do produto testando e validando o produto completamente em ambiente virtual com DMU – Digital Mock-Ups (em português, protótipos virtuais).

  1. Maior produtividade

Se eliminamos horas de reuniões, validação de arquivos e qualquer outra atividade sem valor agregado podemos utilizar essas horas para que a sua engenharia desenvolva mais e gaste esse tempo inovando em seus produtos.

  1. Melhor colaboração com clientes e fornecedores

A troca de informações com clientes e fornecedores também é importante e a Plataforma 3DEXPERIENCE permite que você tenha ambientes dentro do seu PLM para trocar arquivos com os fornecedores de forma formal, segura e rastreável.

Caso tenha interesse em saber mais sobre como o PLM e a Plataforma 3DEXPERIENCE pode auxiliar a sua empresa ser mais competitiva no mercado entre em contato conosco para uma consultoria, clique aqui.

×