A maneira como nos locomovemos e transportamos cargas está mudando, podemos observar uma grande mudança nos tipos de veículos e tecnologias para atender ao novo mercado que está vindo à tona. Meios de transportes precisam se adequar rapidamente para conseguir se manter competitivo no mercado de veículos e transportes elétrico e movidos de hidrogênio. 

Ao redor do mundo potências automotivas se veem em um cenário onde precisam continuar produzindo seus produtos e em paralelo alterar completamente sua engenharia de motores e estruturas. 

Nesse ecossistema precisamos de soluções que permitem ao engenheiro solucionar problemas de estrutura, condução de energia e validação de novos protótipos de veículos elétricos. 

Esse mudança de filosofia quanto a mobilidade urbana e transporte, é uma grande oportunidade de novas empresas criarem novos produtos e grandes empresas já existentes terão a oportunidade de se adequar a essa nova realidade, hoje está cada vez mais evidente que essa mudança é inevitável. 

Como já era de se esperar, essa nova modalidade de veículo trás com ela uma série de desafios corporativos e de desenvolvimento de produto, e claro que podemos contar com o SOLIDWORKS para nos apoiar nessa mudança de metodologia. 

Uma das principais soluções de CAD, o portfólio de soluções SOLIDWORKS contém uma série de soluções que agregam no processo como um todo dentro do ambiente industrial e de desenvolvimento de produtos. A palavra chave que trará o sucesso dessas empresas é COLABORAÇÃO, precisamos garantir que todos as disciplinas de projeto que envolvem a construção deste produto, estejam em sincronia, os dados e informações precisam cada vez mais chegarem de forma rápida e precisa a quem utilizará essa informação.  

T&M

Exemplificando essa colaboração dentro do SOLIDWORKS podemos comparar um projeto com e sem a colaboração entregue pela solução:

A figura abaixo nos mostra como essa colaboração permite acelerar o processo de desenvolvimento integrando processos, pessoas e informação através de uma única solução, o ponto de convergência dos dados se torna nosso maior aliado nesse processo. 

Perceba que a colaboração garante as etapas, autonomia, segurança e principalmente permite aos envolvidos compartilhar suas informações com os próximos projetos, com isso aceleramos o tempo de lançamento dos produtos. 

T&M

Imagine as possibilidades quando colaboramos de maneira assertiva, é evidente que essa colaboração garante ao projeto total interação com todas as partes envolvidas, projeto mecânico, projeto elétrico, simulação e manufatura desse produto. 

Podemos citar o caso de sucesso da companhia PALATOV Motorsport, uma empresa Norte Americana focado no Designer e fabricação de automóveis leves e de alto desempenho. Acompanhe abaixo um pouco dessa história de sucesso: 

T&M

Avançando o desenvolvimento de automóvel de alto desempenho com SOLIDWORKS

Desafio: Desenvolver, testar e validar novos conceitos e abordagens automotivas ao projetar e construir automóveis de alto desempenho, tudo com uma equipe pequena e um orçamento limitado. 

Solução: Implemente o design do SOLIDWORKS e o software de análise de dinâmica de fluidos computacional (CFD) SOLIDWORKS Flow Simulation. 

Benefícios: 

✓ Conseguiu uma correlação de 98 por cento entre a simulação de fluxo e os resultados dos
testes
✓ Aerodinâmica e desempenho do veículo aprimorados
✓ Design de suspensão inovador e com patente pendente introduzida
✓ Projetou e construiu mais de duas dúzias de carros de alto desempenho com uma equipe
de quatro pessoas

Utilizando o portfólio de solução SOLIDWORKS para modelamento, simulação e revisão de produto, a empresa teve ganhos expressivos nos tempos de projeto e principalmente na qualidade final de seus produtos. Imagine a potencialidade de se realizar o modelamento e simulação do produto de maneira colaborativa, assim conseguimos garantir que todo o projeto esteja integrado em todas as suas etapas. 

Para saber mais sobre esse e outros casos de sucesso, acesse o link abaixo: Clique aqui. 

×