Como os fornecedores A&D e OEMs podem conduzir a integração para melhorar a visibilidade, a entrega no prazo e a qualidade na primeira vez?

Os fornecedores aeroespaciais são extremamente importantes no desenvolvimento e entrega de uma aeronave. Até 60% de um avião é produzido por fornecedores. Além disso, são essenciais para fornecer conhecimento e know-how para desenvolver produtos e processos inovadores, garantindo a conformidade com os padrões de qualidade e segurança. A movimentação do setor aeroespacial impacta diretamente este segmento e gera a necessidade de estar a frente dos seus concorrentes. 

Transformação digital para fornecedores aeroespaciais em 2022

Nos últimos anos temos visto o aumento da complexidade dos produtos devido a novos materiais, novos processos, como por exemplo a manufatura aditiva. Padrões e regulamentações de qualidade globais para atender não só a Embraer e fabricantes nacionais, mas também players externos como Boeing e Airbus. Essas tendências geram desafios complexos:

Garantir lucratividade em qualquer taxa de produção  

  •  Entregar no prazo, com qualidade
  •  Otimizar as operações e reduzir custos

Implantar processos de qualidade para cumprir padrões e regulamentos 

  • Garantir a consistência e rastreabilidade das informações técnicas
  • Garantir que todos os requisitos do programa sejam atendidos
  • Proteger a sua Propriedade Intelectual

Ter inovação acelerada e lucrativa de produtos e processos 

  • Inovar enquanto minimiza gastos de P&D
  • Manter o controle sobre os custos de desenvolvimento de produtos
Transformação digital para fornecedores aeroespaciais em 2022

Para vencer os desafios acima é necessário realizar algumas mudanças de negócios, realizar a transformação digital, que serão importantes para reformular os processos existentes que gastam tempo excessivo com atividades sem valor agregado e utilizar esse tempo para inovar e desenvolver novas tecnologias conectando mais equipes e departamentos durante o desenvolvimento: 

Definir, documentar e rastrear os produtos e definições de processos:

  • Definir processos de manufatura aderindo às especificações da engenharia
  • Rastrear as informações do produto e a dependência de dados dos requisitos às instruções de trabalho

Use a digitalização para planejar, simular e otimizar a produção

  • Usar Digital Twin para planejar, simular e otimizar
  • Planejar a produção gerenciando tempos de ciclos e execução, tendo rápida reprogramação para responder a riscos de produção ou mudanças na demanda

Aumentar a colaboração e integração entre todos os colaboradores

  • Estreitar a colaboração entre os stakeholders
  • Aumentar a colaboração entre equipes e departamentos

A pandemia COVID-19 exigiu novas formas de trabalho, forçando as empresas a operar virtualmente e a adotar ferramentas de colaboração baseadas na nuvem. Mas, em vez de ter um impacto negativo nos negócios, essa mudança para a nuvem criou uma oportunidade para impulsionar a transformação dos negócios digitais e permitir que a inovação aconteça em qualquer lugar, a qualquer momento.

A transformação digital ajudará a sua organização a acompanhar as demandas emergentes dos clientes e, portanto, sobreviver no futuro. Ele irá permitir que a sua empresa concorra melhor em um ambiente econômico que muda constantemente em resposta às evoluções da tecnologia. Uma gestão adequada da transformação digital dá a sua empresa a oportunidade de acessar vantagens operacionais e produtivas. 

 

Plataforma 3DEXPERIENCE

LWT Sistemas e a Dassault Systèmes tem a solução adequada para transformar os seus processos e estar a frente da concorrência entregando cada vez mais projetos com qualidade. Conheça mais sobre a Plataforma 3DEXPERIENCE. 

×