O desligamento das impressoras de tecnologia PolyJet deve ocorrer quando a mesma não será utilizada por um período maior que 7 dias ou para manutenções especificas do seu equipamento. Este processo consiste em descartar o material de impressão de dentro do equipamentos e inserir o fluído de limpeza (cleaning fluid), assegurando assim a saúde do sistema hidráulico e das cabeças de impressão.

Afim de evitar o desligamento e economizar o descarte de material é necessário imprimir um modelo por semana, garantindo assim o funcionamento dos cabeçotes. Alguns clientes utilizam disso para imprimir peças de demonstração, por exemplo. 

O procedimento de desligamento requer seguir algumas etapas. Não execute o desligamento sem realizar todo o processo corretamente, pois, isso pode acarretar em inúmeros problemas no seu equipamento. 

Os processos para o desligamento consistem em primeiramente fazer a troca dos materiais de impressão pelo fluído de limpeza, e em seguida executar o shutdown wizard. É importante salientar que o fluído de limpeza possui duas versões, sendo elas modelo e suporte e devem estar dentro do prazo de validade para a utilização. 

Os modelos e quantidades de Cleaning fluid irão variar de acordo com o modelo do seu equipamento. Caso possua dúvidas ou precise adquirir o cleaning fluid, entre em contato com nosso time comercial pelo telefone (11) 3232-0532 ou por e-mail: henrique@lwtsistemas.com.br.

Para realizar a troca de material de impressão pelo cleaning fluid nos equipamentos Desktops (Objet 24 V2 e 30 V2/V3), deverá ser executado o Wizard Material Flush and Fill, selecionar a opção “Drain material and flush sustem with cleaning fluid” e seguir os passos restantes do processo. 

equipamento fdm

Nos equipamentos Eden/Connex/J7series, o procedimento deverá ser o material Replacement do menu wizards e seguir conforme uma troca de material padrão, no entanto deverá ser selecionado o fluído de limpeza e executar uma troca de material Full para todas as baias que estavam com materiais de impressão. As baias que não estão em utilização ainda devem estar com o fluido de limpeza do último desligamento, e não será necessário realizar a troca neste compartilhamento. 

equipamento fdm
equipamento fdm

Após a execução completa da troca de material de impressão pelo cleaning fluid, será o momento de executar o Shutdown Wizard. Este processo consiste em retirar qualquer fluído restante nas tubulações do equipamento e desligar completamente o equipamento. 

Nos equipamentos Objet 24 V2 e 30 V2/V3 deverá ser selecionado a opção Shutdown Wizard no menu opções, e quando iniciado o processo selecionar Run Wizard Unattended para o desligamento completo. 

Nos equipamentos Eden/Connex/Série J7 e J8, deverá ser iniciado o Shutdown Wizard do menu Wizards no software do equipamento e selecionar a opção “More than 10 days” para o desligamento completo do sistema. 

Mesmo a opção sendo “mais que 10 dias”, seguindo as orientações presentes no manual de usuário, o prazo ideal para o processo de desligamento com cleaning fluid é acima de 7 dias sem operação do equipamento. 

Para os equipamentos FDM o sistema de desligamento é mais simples e não há perda de material. Para executar o processo basta executar o descarregamento do material que estão carregados e seguir o desligamento normal do seu equipamento.

É de extrema importância o descarregamento dos materiais e a armazenação correta seguindo as orientações presentes nos manuais da Stratasys e/ou no site da LWT sistemas pelo link descarregados e guardados conforme orientação basta seguir com o desligamento conforme o modelo do seu equipamento, clique aqui.

 

Caso necessite, poderá checar os passo-a-passo de como executar cada procedimento descritos acima no manual de operação do seu equipamento, ou caso possua duvidas poderá entrar em contato com nosso time técnico pelo e-mail suportehw@lwtsistemas.com.br.

×