Junta universal dentro do CATIA? Veja como configurar!

Em desenvolvimento de produto, é bastante comum e necessário que ocorra em algum momento do projeto, uma simulação dos mecanismos para validar se estes conjuntos ou sistemas irão funcionar de modo adequado e satisfatório, e as demais, para que possamos descobrir se as peças funcionarão de acordo com aquilo que foi pensado e desenhado pelo projetista, também desejamos saber se haverão colisões e interferências indesejáveis durante a movimentação das peças.

Para atender a esta necessidade, geralmente o que se faz é realizar um estudo envolvendo a movimentação dos componentes, individualmente e entre si, sem levar em conta as possíveis forças envolvidas na simulação. a este estudo chamamos de cinemática. 

Desta
maneira é claro que a Dassault Systèmes não deixaria de fora de seu portfolio
esta importante disciplina, a Cinemática.

Existe
um módulo específico para esta aplicação, e dentro dele temos as ferramentas necessárias
para fazermos as simulações de movimentação de mecanismos. Este módulo é o DMU
KINEMATICS.

junta universal

Quando estamos criando a cinemática de um mecanismo, precisaremos antes de mais nada, providenciar a criação das juntas cinemáticas, estas serão as responsáveis por ensinar aos mecanismos quais peças poderão ou não se mover, e também quais serão estes movimentos, os permitidos e os proibidos. Para este objetivo manipulamos os graus de liberdade (DEGREES OF FREEDOM) através das juntas e de suas definições.

Neste artigo veremos dentro do CATIA V5, como configurar uma junta muito interessante, a junta Universal (UNIVERSAL JOINT).

A idéia é criarmos a junta universal informando os dois eixos (NÃO COLINEARES NESTE CASO) para que seja criada uma relação entre eles.

junta universal

Uma vez criada a junta universal, está ficará registrada na árvore, debaixo do mecanismo ao qual ela pertence.

Esta junta é uma junta passiva, ou seja, ela precisará ainda de mais juntas no contexto para que seja possível a visualização do mecanismo todo em movimento.

Sendo assim, este WORKBENCH permite ao usuário a criação de diversas juntas cinemáticas para que seja possível rodar a simulação dos mecanismos e por fim termos a certeza do bom funcionamento do projeto e de seus componentes antes mesmo da fase de manufatura.

Venha fazer um treinamento de Cinemática no CATIA V5 ou 3DEXPERIENCE conosco na LWT Sistemas.

Será um grande prazer recebê-lo(a).

×