Solidworks Tutorial – Como transformar uma peça física, em um modelo 3D

Existem alguns métodos para transformamos dados, imagens, dimensões ou esboços em um modelo matemático. Estes métodos, associados às praticidades ofertadas pelas ferramentas do Software SOLIDWORKS, facilitam muito a nossa vida, quando nos propormos a executar um modelamento.

Neste solidworks tutorial, vamos apresentar três metodologias utilizadas por profissionais

Modelagem a partir de amostra e Instrumentos de medição: Os instrumentos de medição são comuns em ambientes de trabalho para Engenheiros, Designers, Projetistas, etc. Então quando recebemos uma solicitação para modelar uma peça e temos a amostra da mesma e se temos em mãos os instrumentos, fica fácil a criação de um modelo 3D.

solidworks tutorial

Modelagem a partir de Desenho técnico: Com o auxílio de uma documentação técnica também podemos transformar os dados recebidos, em uma peça 3D, claro que precisamos fazer a leitura e interpretação do desenho técnico.

Engenharia Reversa: Esse método por sua vez necessita de uma análise técnica tanto no produto quanto na sua aplicação pois, nesse processo reproduzimos a aplicação a fim de ter informações e até podemos fazer melhorias no produto.

solidworks tutorial
solidworks tutorial

Passo-a-passo, utilizando as ferramentas do SOLIDWORKS:

Como o SOLIDWORKS é um software de automação, ele permite que o usuário insira no ambiente de modelagem uma imagem em formato de jpg, png entre outros. Vamos acompanhar como faremos esse processo.

  • Tire uma foto da peça, é recomendável que a imagem seja nítida e com maior visibilidade possível dos detalhes.

  • Com o ambiente de esboço aberto no SOLIDWORKS, insira a imagem utilizando a ferramenta imagem de esboço. Veja que nesse processo existe uma configuração que auxilia na escala da peça. Lembrando que, quanto mais informações forem colhidas em relação a peça, mais preciso será o nosso modelo 3D pois, são a partir desses dados que podemos inserir um dimensional próximo a peça física.

  • Na caixa de diálogo, podemos inserir a escala e, após esse processo, retornamos ao ambiente de esboço para finalizar o modelo utilizando as ferramentas de esboço para criação de linhas, raios, restrições e dimensionais conforme mostrado no exemplo abaixo. Daí em diante usamos ferramentas de extrusão para dar volume ao sólido criando um modelo 3D.

O recurso mostrado acima exige que façamos uma sequência de processos para obter o modelo 3D através de uma imagem, percebam que é necessária uma sequência de processos para obter êxito no uso do recurso, porém como o SOLIDWORKS é de fácil aprendizado, as ferramentas selecionadas são visualmente intuitivas e fáceis de serem localizadas em todos os ambientes de modelamento.

Consulte-nos sobre disponibilidade de treinamentos para o SOLIDWORKS no botão abaixo:

 

Confira mais artigos sobre o solidworks nos botões abaixo:

×