Fábrica Inteligente conectada a manufatura aditiva

Fábrica

Fábrica Inteligente conectada a manufatura aditiva

Por que precisamos de conectividade entre a impressão 3D e o chão de fábrica?

A todos os momentos falamos sobre a grande evolução da manufatura aditiva e de como ela vem ganhando espaço no ambiente industrial, à medida que a manufatura aditiva vem se tornando mais madura e começam a ser adotadas fora do domínio da prototipagem básica, surgem novas necessidades de qualificação, um equipamento mais integrado, completo e comunicável passa a ser essencial.

Com as novas adequações de soluções de manufatura aditiva industrial, precisamos nos familiarizar com algumas terminologias, são ela:

Software MES – Solução para execução e monitoramento do andamento do processo produtivo em chão de fábrica

ERP – Enterprise Resource Planning SW ainda não está presente nas conversas, existem conexões com MÊS

PLM – Product Management Lifecycle – gerencia dados e informações do produto. Work Planning SW – pode fazer parte do PLM ou MES para definir a manufatura

API – Interface de programação de aplicativos – conecta um SW a outro

MT Connect – Formato padrão do comitê para transmissão de dados de uma máquina. Fortus 900mc e F900 podem fazer isso (outros sistemas no plano)

CAD – Software de Design/Modelagem

CAM – Software para geração de instruções de máquina (no nosso caso impressão GrabCAD)

Segurança DRM – Criptografia e direitos digitais de arquivos

Analytics SW – lida com dados (podem fazer parte do MES) para painéis, relatórios e otimização.

A Stratasys disponibiliza o Printer Connectivity

Um sistema para melhorar a produtividade através das trocas da informação.

O MTConnect e o SDK de conectividade Stratasys possibilitam a integração de suas impressoras 3D com sua manufatura rede de dados para analisar e gerenciar o desempenho.

Melhorando a eficiência do chão de fábrica usando os dados recebidos de suas impressoras e gerenciando-os por meio de software aplicativos que agilizam o projeto até a produção fluxo de trabalho.

Como funciona

O MTConnect e o SDK de Conectividade Stratasys fornecem APIs e documentação que permitem que um desenvolvedor possa integrar impressoras Stratasys.

Os casos de uso típicos incluem gerenciar e otimizar as operações da impressora usando painéis que permitem ver e controlar vários aspectos de operação da impressora.

As soluções de conectividade da Stratasys são desenvolvidas com desenvolvedores de software líderes do setor, sob medida para satisfazer as necessidades específicas dos clientes.

Os recursos típicos incluem:

  • Enviando tarefas de impressão para a impressora
  • Alterando as filas de impressão
  • Recebendo informações de streaming da impressora

blank

Os SDKs de Conectividade são compatíveis com os equipamentos Stratasys como: F900, F770 e a Impressoras da série F123. MTConnect está disponível na Fortus 450mc, F770 e F900.

A integração do software e hardware Stratasys em plataformas de negócios PLM e MES permite escalabilidade eficiência ao implantar impressoras Stratasys em chão de fábrica.

A conectividade também permite novos paradigmas de negócios, como fabricação distribuída sob demanda, e oferece mais controle por meio da integração com gerenciamento de direitos digitais e software de segurança.

API’s de conectividade Stratasys

MTConnect – Protocolo de Comunicação de Fabricação.

Permite que os dados sejam extraídos de uma gama diversificada de equipamentos de fabricação, incluindo impressoras 3D. 

Os exemplos de dados incluem métricas de produção, uso de energia e eficácia do equipamento.

As impressoras Stratasys Fortus ou F900 poderão ser conectadas a aplicativos de terceiros existentes para sistemas MES , BI  (business intelligence) ou ERP  (enterprise resource planning).

PLM

A API PLM conecta os pedidos do seu sistema PLM ao software de pré-processamento GrabCAD Print. Isso permite obter informações como arquivo de trabalho de impressão e informações de parâmetros de construção, além de estimativas de duração de impressão e uso de material projetado.

Connectivity

API de conectividade Permite que aplicativos de software MES  e ERP  se comuniquem com suas impressoras para executar tarefas como: agendamento de trabalhos de impressão monitorando o status das impressoras.

Essa API pode ser usada em conjunto com o MTConnect para comunicação bidirecional completa, permitindo o controle da impressora e a coleta de dados.

Quanto mais você souber sobre suas operações de fabricação, mais poderá otimizá-las.

A comunicação com impressoras 3D permite coletar informações importantes que podem ser usadas para melhorar a produtividade, como gerenciar e avaliar a utilização, coletar informações importantes de diagnóstico e produção, para melhorar a eficiência e a produtividade gerais do chão de fábrica.

Mantenha-se conectado.