Governança Invisível e o 3DEXPERIENCE

Como promover “Governança Invisível” com a adoção de um sistema de gestão integrada (SGI), apoiado pela digitalização da informação.

Devido às fortes mudanças no comportamento dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e querendo soluções rápidas e efetivas para suas necessidades, resultando em um cenário empresarial cada vez mais pressionado e competitivo, onde é vital para todos setores a capacidade de sua equipe entregar as melhores soluções em tempos, nunca praticados.

Os sistemas de gestão tradicionais se mostram insuficientes, visto que promovem a gestão individualizada dos setores, onde os gestores enxergam instantaneamente apenas aquilo que ocorrem em seu departamento, vendo-se obrigados a envolver-se em uma série de reuniões que tem como principal intuito apenas tentar compreender para qual rumo as decisões dos outros gestores vão impulsionar o projeto e em função disso o gestor se vê desafiado ao definir quais as tarefas principais sua equipe deve executar para que seu departamento atinja os resultados esperados.

Governança Invisível

Sendo você o gestor ou até mesmo um colaborador em um escalão abaixo, que frequentemente participa de reuniões como essas, você facilmente conseguira identificar em uma situação, onde nem sempre fica claro qual o rumo que o projeto está tomando e muitas vezes nas reuniões subsequentes, sua equipe perceber que todos os esforços que vem sendo tomados estão apenas parcialmente alinhados com a necessidades gerais, ou pior, estão caminhando no caminho contraria  ao que se espera.

Com esse cenário caótico em mente quero que você se faça dois questionamentos principais: Você consegue vislumbrar uma forma efetiva para eliminar essa situação? 

Acredita que essa dinâmica de gestão pode ser modificada sem a necessidade de uma mudança brusca na forma como as atividades se desenrolam no seu negócio?

Partindo desse questionamento, gostaria de discorrer sobre duas dinâmicas essenciais para que essa mudança que parece inicialmente tão radical, ocorra de forma natural no seu ambiente de trabalho.

O primeiro ponto principal é a necessidade de evoluir para um sistema de gestão integrado (SGI), onde todos os gestores conseguem a todo tempo enxergar um panorama do negócio conseguindo ajustar constantemente o direcionamento de tarefas para sua equipe. 

Essa gestão focada em tarefas permite que o gestor consiga ajusta de forma continuada as ações tomadas em seu departamento para que de forma geral os projetos sejam executados no menor tempo possível.

Governança Invisível

No entanto, a metodologia de gestão integrada para existir de forma efetiva deve ser fortemente apoiada por um processo eficiente de digitalização da informação, pois sem isso seria muito complexo ou tecnicamente inviável possibilitar a atualização imediata de todos os envolvidos.

Em contrapartida, precisamos compreender que informações eletrônicas diferem de informações digitais.

Como, por exemplo, o e-mail que por si só tem apenas a capacidade de distribuir uma informação eletronicamente, o que não necessariamente garante que a mensagem passada vai cumprir com seu objetivo.

No entanto, visto que se cria uma associação automática desse e-mail com seu sistema de gestão e seus processos e procedimentos internos, permitindo a geração de dados gerenciáveis, importantes para o direcionamento e tomada de decisões, podemos então considerar que não trata mais de uma informação puramente eletrônica, mas sim um ativo digitalizado de grande valor.

De forma geral a implantação de um SGI de sucesso, promoverá um ambiente de “Governança Invisível”, visto que todos os dados necessários para a tomada de decisão dos gestores serão gerados automaticamente, em função execução das tarefas realizadas por cada colaborador, além disso, a democratização de acesso à informação em tempo real, permitirá que todas as tarefas executadas estejam alinhadas com uma fonte de verdade única.

Naturalmente você perceberá que as reuniões, se tonarão menos frequentes e mais focadas no progresso e na evolução do negócio.

Pensando em tudo isso, a LWT Sistemas vem trabalhando fortemente em parceria com a Dassault Systèmes em soluções como a 3DEXPERIENCE, quem tem como principal objetivo promover um ambiente de trabalho colaborativo totalmente integrado, onde a evolução de um sistema de gerenciamento tradicional para um formato integrado (SGI) se torna simples, devido a sua capacidade de se adequar aos processos já utilizados na sua empresa, possibilitando uma digitalização inteligente e funcional de todas as etapas do seu processo de desenvolvimento.

×