Material RadioMatrix – Novo material para área Médica – Stratasys

Com avanço da manufatura aditiva muitos materiais trouxeram recursos específicos de utilização que entregam ótimos resultados para os setores da medicina. Nas impressoras de Digital Anatomy temos acesso a materiais que reproduzem as propriedades de órgãos humanos, como veias humanas, aspectos de ossos e tecido cardíaco, além da possibilidade de utilização de configurações de impressão, disponíveis na biblioteca digital do GrabCad Print.

Com tantas possibilidades de reproduzir modelos, o setor radiológico sofre com os procedimentos convencionais, além de possuírem alto custo, não conseguem reproduzir com perfeição o resultado desejado pelos profissionais, nunca tiveram acesso a um material que conseguisse oferecer o conceito de radiopacidade para aplicações médicas. Esse conceito é a característica de um material ser possivelmente visualizado em diferentes tonalidades através de procedimentos de imagem radiológicos.

Os procedimentos convencionais além de possuírem alto custo, não conseguem reproduzir com perfeição o resultado desejado pelos profissionais.

Tendo em vista essa necessidade, a Stratasys trouxe para o mercado o RadioMatrix. Um material que consegue oferecer comportamento radiopaco, afim de ser mais uma alternativa para planejamentos médicos específicos e treinamento de profissionais da área de radiologia.

O que o material tem para oferecer?

O RadioMatrix é o primeiro material do mercado que consegue oferecer o conceito de radiopacidade, sendo assim, visível como um tecido humano real sob ensaios radiológicos.

Para se obter diferentes resultados com o RadioMatrix contamos com o modelo de trabalho das máquinas de J750 DAP e J850 DAP, que nos permite misturar os materiais na construção do mesmo modelo. Com a utilização deste recurso se torna possível atingir uma grande variedade de resultados na escala de Hounsfield (HU), de -50 a +1000HU. Sendo ela a escala quantitativa para determinar a radiodensidade, permitindo diferentes resultados em diferentes partes do modelo.

Disponível apenas para os equipamentos de Digital Anatomy, o RadioMatrix tem suas propriedades mecânicas similares aos da VeroFamily, um material com ótimo acabamento superficial, totalmente rígido e com resistência mecânica relativa à aplicação.

Aonde conseguimos encontrar aplicações com o RadioMatrix?

A ideia de aplicação do material é focada para os setores da medicina e radiologia. Hospitais, desenvolvedores de equipamentos radiológicos, centros médicos acadêmicos e laboratórios de impressão 3D hospitalar, são os usuários que mais sofrem pela falta de um material com o conceito de radiopacidade.

As principais aplicações para esses segmentos são:

– Hospitais: Utilização de modelos radiopacos para planejamento cirúrgicos específicos e em casos de tratamentos de pacientes buscando reduzir a exposição do paciente a radiação.

– Desenvolvedores de equipamentos radiológicos: Modelos radiopacos para teste de qualidade do equipamento ou ensaios de validação.

– Centros médicos acadêmicos: Utilização da tecnologia para realizar treinamentos com os profissionais radiológicos, sem a necessidade de sujeitar outros pacientes a radiação ou utilização de outros métodos com custo elevado sem o resultado desejado.

– Laboratórios de impressão 3D hospitalar: possibilidade de oferecer agora um modelo com comportamento nunca visto em outros modelos de impressão.

Como utilizar o RadioMatrix?

Para utilizar o RadioMatrix a plataforma do GrabCad traz ferramentas que facilitam muito, o procedimento é simples e abre uma grande variedade de resultados sendo todos controlados pelo próprio operador das máquinas. Para conseguirmos trazer o conceito de radiopacidade para cada modelo, a máquina precisa estar carregada com o RadioMatrix juntamente com os materiais da VeroFamily ou o BoneMatrix.

Para fazer a configuração é primeiramente selecionado o tipo de modelo, sendo ele Anatomy para conseguimos ter acesso aos materiais digitais anatômicos. Pós essa seleção, escolhemos a propriedade do material como Radiology e configuramos os valores como altos e baixos nos valores de radiopacidade.

Posteriormente podemos fazer a configuração de porcentagem de material que irá haver no modelo, onde conseguimos colocar a porcentagem de material radiológico e porcentagem de material auxiliar trazendo a variedade desejada nos modelos.

Pós a configuração de cada estrutura fazemos a montagem, tendo o modelo completo, podemos iniciar a impressão e ter resultados únicos de radiopacidade que o material pode proporcionar.

Futuro médico com impressão 3D

Hoje com a possibilidades que os equipamentos da linha Digital Anatomy Stratasys conseguem nos oferecer, os equipamentos são cada vez mais visados como ferramentas importantes dentro do segmento. A ideia é aumentar ainda mais o aproveitamento com esse novo material, devido à dificuldade encontrada com os procedimentos convencionais. O RadioMatrix foi o primeiro material disponível no mercado com esse tipo de tecnologia, a um ótimo custo benefício competitivo e apresentando perfeição na representação.

 

×