Dica CATIA V5 automotivo: Sketch Tracer

CATIA V5 é a ferramenta de engenharia e modelamento CAD 3D mais utilizada no mundo para os  mercados automotivo e aeroespacial, permitindo a modelagem de qualquer peça e o desenvolvimento de qualquer produto graças a sua capacidade de processamento e os módulos específicos para a aplicação necessária. Os produtos inovadores nascem de ideias e inspirações da equipe de design. Resumidamente, o processo convencional de desenvolvimento envolve uma série de croquis de design, passando pela geração do clay e em seguida o scaneamento do protótipo de design para o ambiente CAD 3D. O CATIA V5, traz uma função que permite converter imagens 2D (fotos, desenhos, emboços) em uma cena 3D para criarmos um modelo 3D a partir de um desenho feito a mão diretamente sobre o esboço. CATIA V5 O Sketch Tracer é uma ferramenta que nos traz recursos para desenvolver um modelo 3D CAD através de um desenho, está inserido na workbench de Shape do CATIA V5. A seguir, traremos um passo a passo básico de como podemos iniciar esse processo através de vistas de um desenho 2D e sua representação final.

1 – Em Shape, localizar a opção Sketch Tracer.

CATIA V5 automotivo

2 – No canto direito, localizar a opção: Create na Immersive Sketch

3 – Selecionar a imagem que se deseja utilizar. Alguns pontos importantes:

  • Alinhar a vista do CATIA, com a imagem a ser utilizada. Nesse caso, ambos representam a vista frontal.
  • Na aba view mode utilizar a opção shading with material.
  • Posicionar os eixos (em verde) na origem que será usada como referência e ajustar as escalas conforme medidas do desenho.
CATIA V5 automotivo

4 – Repetir o procedimento para gerar as demais vistas necessárias do desenho:

CATIA V5 automotivo Dessa maneira temos um perfil em que podemos criar linhas, splines entre outros elementos de criação de perfil, que servirão como base para a criação de uma superfície que represente um modelo inicial para um CAD 3D.

Fonte: Redação LWT SISTEMAS

×