Conheça a tecnologia P3 – Origin One

P3 – Programmable PhotoPolymerization

No dia 05 de janeiro de 2021 a Stratasys anunciou a aquisição da Origin. A empresa oferece a melhor tecnologia de impressão da categoria com base no processamento de luz digital para aplicações de polímeros de produção. “A conclusão desta aquisição representa um marco importante para a Stratasys, posicionando-nos para gerar receita incremental significativa de uma ampla gama de novas oportunidades de mercado para produção em massa”, disse Yoav Zeif, CEO da Stratasys. Com sede em São Francisco, a Origin é pioneira em uma nova abordagem de manufatura aditiva para peças de uso final. A Origino one, usa tecnologia de fotopolimerização programável. A empresa trabalha com uma rede de parceiros para desenvolver uma ampla gama de materiais de nível comercial para seu sistema, resultando em alguns dos materiais mais resistentes e resilientes. A empresa foi fundada em 2015 e é liderada por ex-alunos do Google e da Apple. Os investidores incluem Floodgate, DCM, Mandra Capital, Haystack, TDK Ventures, Stanford University e Joe Montana.

Origin One

A Origin One utiliza um método de impressão única, a tecnologia de Fotopolimerização Programável P3. O processo de impressão é totalmente sincronizado e inclui controles pneumáticos para reduzir as forças de tração durante o processo de impressão, resultando em uma qualidade de superfície excepcional, sem sacrificar a velocidade ou isotropia. Aliado a isso temos um avançado mecanismo de luz 4K atendendo as necessidades de alto desempenho da indústria, a P3 permite a mais alta qualidade e rendimento de peças impressas em 3D que o setor já viu apresentando resultados se confunde com peças moldadas por injeção.

O que é DLP?

DLP: Digital Light Processing (Processamento de luz digital). Tecnologia inventada a mais de 20 anos. Uma subtecnologia de fotopolimerização de cuba. Todas essas tecnologias utilizam uma cuba com resina fotopolimérica com diferentes métodos de cura. A P3 utiliza um projetor UV e um dispositivo de microespelho digital (DMD) e projeta uma camada inteira simultaneamente. A plataforma de construção se move na unidade Z linear.Stratsys Origin One

Existem vários mecanismos de separação usados ​​em tecnologias baseadas em DLP:

  • Oxigênio (Carbono3d)
  • Furto mecânico (EnvisionTec)
  • Incline ou gire (Autodesk Ember)
  • Pneumático (Origin One)
O sistema de separação pneumático reduz as forças de separação possibilitando a criação de recursos finos e tão pequenos quanto a 50 μm, e peças grandes e solidas, com excelente qualidade superficial. Uma vez que o modelo 3D é enviado para a impressora, uma cuba de fotopolímero é exposta à luz de um projetor UV. O projetor UV exibe um padrão de luz na área da cabeça de construção.tecnologia P3 A resina líquida exposta endurece e a placa de construção se move, permitindo que a resina flua sob a camada endurecida.  Em seguida a resina líquida é exposta à luz por mais uma vez.  O processo é repetido até que o modelo 3D esteja completo.Origin One O processo de impressão DLP converte resinas em peças termofixas altamente reticuladas. As peças são quase totalmente polimerizadas durante o processo de impressão. O pós-processamento envolve a remoção de quaisquer suportes, limpeza da peça em um solvente por alguns minutos, em seguida, a cura da peça por vários minutos sob um sistema de cura UV separado para alcançar as propriedades mecânicas finais desejadas.Origin One A Origin One contempla um volume de construção de 192x108x370mm com um tamanho compacto de 496x601x1191mm. Comprimento de onda de 385 nanômetros capaz de polimerizar quase por completo as peças, além de um controle térmico interno durante a construção das geometriastendo precisão, consistência, detalhes e produtividade que se posiciona como líder no setor de tecnologia.

Especificações

Tecnologia: Programmable Photopolymerization (P3) Volume de impressão: 192mm x 108mm x 370mm / 7,672 cm3 Comprimento máximo na diagonal: 220 mm (8.6 in.) Altura de camada: Dependente de material e design, valores abaixo de 50μm Resolução: 4K Energia de processo: UV (385nm) e térmica Software de pré-impressão: GrabCAD Print ou soluções opcionais de terceiros Conformidade regulatória: CE, FCC Tamanho e peso do sistema: 496 x 601 x 1191 mm / 84 kg Requisitos elétricos: 90–264 VAC, 50–60 HZ, 700 W Conectividade de rede: Conectividade Ethernet / Offline disponível com Origin One Local Capacidade de resina: 2L A tecnologia P3 controla com precisão a luz, o calor e as forças, entre outras variáveis, para produzir peças com precisão e consistência excepcionais. A arquitetura inteligente de software e hardware do P3 monitora o processo de impressão e permite condições ideais de processo para obter os melhores resultados possíveis.

Temperatura.

A temperatura pode ser controlada e ajustada em dois níveis: câmara de construção e interface de resina.  Isso permite processar materiais de gradiente de alta temperatura a partir de sólidos, como o Henkel FST.
  • Período de exposição.
Ajuste o tempo de exposição por trabalho ou por camada para obter uma precisão excepcional. Isso permite uma precisão melhorada e repetível, juntamente com um tempo de pós-processamento reduzido.
  • Atmosfera e umidade.
Sensores para monitorar e otimizar a atmosfera e a umidade. Isso permite impressão repetível, com potencial para aplicar controle de circuito fechado.
  • Materiais
O desenvolvimento de fotopolímeros de engenharia permite peças de uso final com propriedades mecânicas extraordinárias, rivalizando com materiais convencionais dos processos de injeção plástica. A Stratasys fez parceria direta com desenvolvedores de materiais, incluindo a Henkel Adhesives, para fornecer uma grande variedade de fotopolímeros certificados para aplicações de alto desempenho.
  • High Temperature
Materiais para aplicações de requisitos específicos como alto HDT ‘Heat deflection temperature’, (Temperatura de deflexão térmica), não dissipação de chama, toxidade e características que suportam aplicações de moldagem.
  • Tough
Resinas altamente resistência a impacto para aplicações funcionais que são submetidas a estresse e condições de alta carga.
  • General Purpose
Material de impressão rápida para aplicações de uso final que exigem superfícies cosméticas, recursos finos com alta precisão.
  • Elastomers
Materiais que simulam propriedades elastoméricas resilientes de alta resolução para aplicações que exigem excelente resistência ao rasgo e boa performance quando submetido a impactos.
  • Specialty
Materiais para aplicações especiais, como aqueles que exigem propriedades ESD ‘Electrostatic Discharge’, (Descarga eletrostática), atributos cerâmicos ou fungibilidade.
  • Medical
Com materiais com certificação médica para dispositivos onde a estética, a durabilidade e a biocompatibilidade são críticas e necessárias.
  • Molds
Moldes de baixa pressão que produzem alta qualidade os resultados podem ser impressos no local e conforme necessário.Origin One Fonte: Redação LWT SISTEMAS       Com Referencias: https://www.origin.io/ https://www.stratasys.com/contentassets/418ba7471303429fb936d4994ea19e0b/origin-one-brochure—may-2022.pdf?v=499ea2
×