A importância do uso da Fluidodinâmica Computacional (CFD)

Fluidodinâmica Computacional (CFD)

Em nossa vida, fluidos estão em todos os lugares, ao nosso redor e inclusive dentro de nós. Desde o ar que respiramos até o fluxo sanguíneo que corre em nossas veias, até em equipamentos industriais e motores de combustão fluidos estão presentes e interagindo com o meio, seja uma tubulação ou construções como prédios e pontes. A importância do uso da Fluidodinâmica Computacional O desenvolvimento de produtos envolve uma série de considerações em relação ao design que o mercado exige, inovações tecnológicas e viabilização de manufatura, entre outros aspectos que compõe o PLM (Product Lifecycle Management). Outro fator importante é a análise de performance e durabilidade dos produtos, onde é necessário o estudo do comportamento físico dos fenômenos envolvidos durante a utilização do produto. A dinâmica dos fluidos está presente em diversas aplicações na engenharia e em nosso cotidiano, alguns exemplos: projeto de máquinas de fluxo, refrigeração de equipamentos, escoamento de fluidos em tubulações e aerofólios, entre outros. Um exemplo prático da importância da simulação da dinâmica dos fluidos é quando analisamos o arrasto aerodinâmico. Tal fenômeno é causado pelo movimento de corpos em contato com o ar, ou seja, automóveis e aeronaves em movimento. O arrasto é responsável por uma grande perda de potência, é necessário consumir energia apenas para “vencer” a resistência do ar. Ao longo das décadas, os engenheiros trabalham para reduzir a energia consumida pela resistência do ar, geometrias e materiais são desenvolvidos para que essa interação entre fluido e estrutura seja otimizada, melhorando a eficiência energética do produto. Em uma análise de CFD (Computer Fluid Dynamics), diversos parâmetros podem ser analisados referente ao fenômeno estudado, por exemplo: Temperatura, pressão, linhas de corrente do fluido, tensões fluidodinâmicas, velocidade, entre outros. E para entendermos melhor como tantos fenômenos podem ser estimados, devemos entender o que há por trás de um software de simulação. A teoria da mecânica dos fluidos envolve equações que são impossíveis de serem resolvidas analíticamente (Navier-Stokes e da Teoria do Transporte de Reynolds), sendo assim ao longo das décadas métodos numéricos computacionais foram desenvolvidos para conseguir estimar os valores numéricos das variáveis de interesse do fenômeno em questão. O método mais utilizado na maiorias dos solvers de CFD é o método dos volumes finitos, no qual é destacado as principais etapas para a resolução do problema:
  • Definição dos objetivos da análise (perfil de velocidades, pressão, etc).
  • Identificação do domínio fluido: etapa que será realizada a discretização do volume a ser ocupado pelo fluido (malha do volume de controle).
  • Definir propriedades físicas do fluido (coeficientes de troca de calor, viscosidade, etc).
  • Configurar métodos de solução (turbulência, multifásico, etc)
  • Definir condições de contorno do fenômeno (pré – definição do valor de um parâmetro em determinada região).
  • Análise dos resultados.
Outro fator importante que rege todas as análises computacionais, fluidodinâmica, estrutural, magnetismo etc, é buscando a redução no tempo de desenvolvimento dos projetos e também o custo com testes e protótipos em laboratórios, além de nortear os projetistas com as melhores soluções e descartando soluções que não trariam o melhor desempenho. Embora a simulação jamais irá substituir ou isentar os testes físicos, ela proporciona um grande impacto positivo no desenvolvimento dos produtos. Nossa missão na LWT Sistemas é garantir que seu negócio tenha acesso a esses recursos de uma forma funcional e intuitiva, garantindo a capacitação da sua equipe, para que se tornem ainda mais eficientes. Se você está interessado na tecnologia abordada nesse artigo, agenda uma visita com o nosso time técnico através do telefone (11) 3232-0532 ou se preferir utilize o nosso formulário de contato. Fonte: LWT SISTEMAS
×