Benefícios na utilização de análise estrutural em projetos mecânicos

Desde o principio da humanidade, projetos de engenharia eram baseados em testes empíricos, sendo submetidos à esforços na prática para verificar se atendiam aos requisitos para sua utilização. Isso exigia uma certa experiência e vivência do projetista para que os resultados fossem satisfatórios. Com o passar do tempo e com o avanço da engenharia e da tecnologia, os métodos para avaliação e análise dos projetos foram sendo aprimorados até chegarem nos softwares de análise estrutural que temos hoje, gerando resultados incrivelmente próximos do que se encontra no mundo real.

A utilização desses softwares faz com que os projetos se tornem mais confiáveis, uma vez que os resultados simulam algo muito próximo da realidade, reduzam custos, diminuindo a necessidade de uma grande quantidade de protótipos para testes e diminuindo tempo para lançamento no mercado, algo crucial nos dias de hoje para se manter à frente da concorrência.

projetos mecânicos Inserindo todos os parâmetros como geometria estrutural, cargas, propriedades do material, forças externas e sustentações da estrutura, o software utiliza conceitos matemáticos para gerar os resultados da simulação.

O conceito de método dos elementos finitos (Finite Element Method), por exemplo, é o mais usado em softwares desse tipo.

O conceito se baseia em discretizar, ou seja, dividir o corpo em diversos elementos menores, para analisar individualmente o resultado do esforço em cada um dos elementos, resolvendo cálculos diferenciais complexos, de modo a ter um resultado geral sobre a resistência da geometria. Inclusos nesses resultados estão as reações nas regiões de apoio, tensões, deslocamentos,

condutividade e dilatação térmica, sobrecargas e regiões onde há um excesso de material otimizando o custo do projeto, graças a capacidade do software de entender como o material se comportam e como interagem com o ambiente.projetos mecânicos

Tais análises exigem tanto hardwares, softwares e solvers robustos, para que assim, os resultados gerados agreguem todo o valor prometido. A Dassault Systèmes oferece uma grande variedade de ferramentas de análise distribuídas em suas brands como SOLIDWORKS, CATIA e SIMULIA além de roles dentro da plataforma 3DEXPERIENCE, variando a robustez e tipo de análise envolvida em cada caso, se adequando à necessidade de um projeto com qualquer grau de complexidade.

Dentre as análises possíveis estão análises estruturais e de durabilidade, eletromagnéticas, vibração e acústica, térmica entre outras que auxiliam projetistas e engenheiros a melhorarem a performance de produtos, entenderem como os produtos se comportam e guiar um processo de engenharia de uma melhor forma.projetos mecânicos

Fonte: LWT SISTEMAS

 

×